Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 14h05

Velloso ficará responsável pela articulação do pacto federativo, diz Aécio

Publicidade

da Folha Online

O governador reeleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), anunciou ontem o nome do ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Velloso para a recém-criada Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. Velloso também foi ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Aécio afirmou que a nova secretaria ficará responsável pelo relacionamento de Minas com o governo federal, os demais Poderes e com os outros Estados.

Entre as missões de Velloso está a articulação de Minas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a construção do novo pacto federativo que vem sendo defendido por Aécio.

"A secretaria [de Relações Institucionais] deverá ser o grande elo de ligação do Estado com os demais poderes da República, do Judiciário, com o Poder Executivo, e atuará, também, na construção dessa agenda nacional que o Brasil precisa viver, em especial, da federação", disse Aécio.

Segundo o governador, a criação da secretaria mostra que "Minas Gerais estará antenada, ligada, atenta às grandes discussões que ocorrerão no plano nacional". "É a forma de criarmos uma interlocução direta da agenda mineira com a agenda nacional. Repito: questões relativas à repactuação da federação, projetos na área jurídica, na área econômica que interessem a Minas Gerais terão um interlocutor absolutamente gabaritado para auxiliá-los nessa tarefa e que passará a ser o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mário Velloso."

Leia mais
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados
  • No vermelho, empresa de filho de Lula projeta expansão
  • Irmã "advogada" defende canonização de brasileiros
  • PF diz que indignação do PT com CPI resultou no dossiê
  • Lula retoma conversas com aliados para discutir reforma ministerial

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página