Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2006 - 19h07

Tarso cobra "bom senso" de Aldo e Chinaglia na disputa pela Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse hoje que o governo aposta no "bom senso" dos deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) para que cheguem a um acordo na disputa pela Presidência da Câmara.

O comentário foi feito horas depois de Aldo ter afirmado a interlocutores que não vai desistir da eleição mesmo que tenha que enfrentar Chinaglia no plenário.

O ministro disse que considerou a postura de Aldo de dizer que não vai renunciar como uma jogada política. "No tabuleiro do xadrez político as pessoas tem determinados cálculos e ele deve apostar que isso fortalece a sua candidatura", disse.

Tarso afirmou ainda que PC do B e PSB não podem "cometer o desatino de chegar com duas candidaturas" em fevereiro, quando será definido o novo presidente da Casa. Os dois partidos da base estão fechados com Aldo, que tem ainda o apoio de legendas da oposição como PFL e PSDB.

Maturidade

O ministro cobrou maturidade da base ao citar o episódio que levou a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para o comando da Casa. "Os dois têm maturidade suficiente para chegar no momento adequado e unificar. Se as pessoas não aprenderam a lição é porque não tem maturidade para enfrentar o processo político democrático", disse.

Ele garantiu que a base terá apenas um candidato na disputa e insinuou que o governo pode interferir para buscar o consenso.

"Não há urgência. O presidente da Câmara só vai ser eleito em fevereiro, mas seguramente com as negociações e discussão [do governo] com os partidos, as mediações que vamos fazer, esta questão vai estar resolvida", disse.

A Folha Online apurou que uma das hipóteses é o presidente convidar o candidato com menos força para um ministério.

Leia mais
  • Presidente reúne artistas para discutir Lei do Esporte
  • Telões serão o maior gasto do Planalto com a posse
  • Justiça arquiva ação penal contra Maluf
  • Prazo para justificar ausência no 2º turno termina hoje
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página