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09/01/2007
-
15h19
da Folha Online
Fundada em 1986 pelo ex-gerente de marketing da Xerox, Estevão Hernandes, e por sua mulher, Sônia, proprietária de uma boutique em São Paulo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo constituiu nos últimos 20 anos um império da comunicação. O começo da igreja, entretanto, foi modesto: um grupo de oração organizado na casa de Hernandes, que ganhou corpo e se transferiu para uma pizzaria, onde foi criada a igreja.
Três anos depois, a Renascer abria sua primeira igreja, no bairro paulista do Cambuci (zona central da cidade de São Paulo). Hoje, já são mais de 1.000 templos, sendo pelo menos oito fora do país, para atender cerca de 2 milhões de fiéis.
Em 1990, Hernandes adquiria a primeira rádio da Renascer, trampolim para a atual rede de comunicação da Renascer: uma rede de televisão (a rede Gospel, cuja sinal abrange 74% do país, segundo a própria emissora), uma rede de emissoras de rádio (a Gospel FM), além de um dos empreendimentos mais bem sucedidos da igreja: uma gravadora de músicas religiosas, o que praticamente criou um novo segmento de consumo na indústria fonográfica do país, nos anos 80. A Igreja também possui estabelecimento de ensino privado (o Esar) e uma fundação de assistência social (a Fundação Renascer).
A força política da "Renascer" pode ser vista em um evento que faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo: a "Marcha para Jesus", organizada desde 1993, pela bispa Sônia, que reúne milhões de pessoas na avenida Paulista, na cidade de São Paulo. E a cada eleição, uma "romaria" de políticos, das mais distintas correntes idelógicas, busca apoio do casal para influenciar o voto dos fiéis.
A Igreja Renascer em Cristo faz parte do que alguns especialistas em religião identificam como uma terceira etapa do protestantismo no Brasil --chamados de neopentecostais.
No início do século passado, imigrantes americanos e europeus trouxeram os primeiros grupos pentecostais para o território brasileiro --como a Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus.
Antes disso, o protestantismo já estava presente no país. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, a Igreja Anglicana se estabeleceu no país, por exemplo. Em 1824, os alemães trouxeram o Luteranismo para o Brasil. Há relatos de que o primeiro grupo batista se estabeleceu no país em 1871.
Terceiro ciclo do protestantismo
A partir da década de 70, começaram a surgir os primeiros grupos religiosos criados por iniciativas de brasileiros, em sintonia com um fenômeno também identificado no restante da América Latina: o movimento chamado de "neopentecostalismo", do qual a "Renascer em Cristo" é um dos maiores representantes no Brasil, com cerca de 2 milhões de fiéis.
Os chamados "neopentecostais" dão mais ênfase aos rituais de exorcismo e de cura e propagam a "teologia da prosperidade", que vincula a bênção divina ao sucesso material. Esses grupos também são caracterizados pelo investimento nos meios de comunicação, com a criação de jornais, rádios e redes de televisão voltados para a divulgação religiosa.
Em paralelo, também se organizaram para buscar influência política, à medida que o grupo ganhava fiéis.
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Fundada em 1986 pelo ex-gerente de marketing da Xerox, Estevão Hernandes, e por sua mulher, Sônia, proprietária de uma boutique em São Paulo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo constituiu nos últimos 20 anos um império da comunicação. O começo da igreja, entretanto, foi modesto: um grupo de oração organizado na casa de Hernandes, que ganhou corpo e se transferiu para uma pizzaria, onde foi criada a igreja.
Três anos depois, a Renascer abria sua primeira igreja, no bairro paulista do Cambuci (zona central da cidade de São Paulo). Hoje, já são mais de 1.000 templos, sendo pelo menos oito fora do país, para atender cerca de 2 milhões de fiéis.
Em 1990, Hernandes adquiria a primeira rádio da Renascer, trampolim para a atual rede de comunicação da Renascer: uma rede de televisão (a rede Gospel, cuja sinal abrange 74% do país, segundo a própria emissora), uma rede de emissoras de rádio (a Gospel FM), além de um dos empreendimentos mais bem sucedidos da igreja: uma gravadora de músicas religiosas, o que praticamente criou um novo segmento de consumo na indústria fonográfica do país, nos anos 80. A Igreja também possui estabelecimento de ensino privado (o Esar) e uma fundação de assistência social (a Fundação Renascer).
A força política da "Renascer" pode ser vista em um evento que faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo: a "Marcha para Jesus", organizada desde 1993, pela bispa Sônia, que reúne milhões de pessoas na avenida Paulista, na cidade de São Paulo. E a cada eleição, uma "romaria" de políticos, das mais distintas correntes idelógicas, busca apoio do casal para influenciar o voto dos fiéis.
A Igreja Renascer em Cristo faz parte do que alguns especialistas em religião identificam como uma terceira etapa do protestantismo no Brasil --chamados de neopentecostais.
No início do século passado, imigrantes americanos e europeus trouxeram os primeiros grupos pentecostais para o território brasileiro --como a Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus.
Antes disso, o protestantismo já estava presente no país. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, a Igreja Anglicana se estabeleceu no país, por exemplo. Em 1824, os alemães trouxeram o Luteranismo para o Brasil. Há relatos de que o primeiro grupo batista se estabeleceu no país em 1871.
Terceiro ciclo do protestantismo
A partir da década de 70, começaram a surgir os primeiros grupos religiosos criados por iniciativas de brasileiros, em sintonia com um fenômeno também identificado no restante da América Latina: o movimento chamado de "neopentecostalismo", do qual a "Renascer em Cristo" é um dos maiores representantes no Brasil, com cerca de 2 milhões de fiéis.
Os chamados "neopentecostais" dão mais ênfase aos rituais de exorcismo e de cura e propagam a "teologia da prosperidade", que vincula a bênção divina ao sucesso material. Esses grupos também são caracterizados pelo investimento nos meios de comunicação, com a criação de jornais, rádios e redes de televisão voltados para a divulgação religiosa.
Em paralelo, também se organizaram para buscar influência política, à medida que o grupo ganhava fiéis.
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