Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2007 - 11h10

Para Fruet, Aldo serviu de "álibi" para Lula no escândalo do mensalão

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
KAREN CAMACHO
da Folha Online

Os candidatos da base aliada à presidência da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), enfrentaram críticas nesta sexta-feira, durante debate na Folha, do candidato da terceira via, o tucano Gustavo Fruet (PR). (Assista à íntegra do debate da Folha com os três candidatos à presidência da Câmara)

Fruet afirmou que Aldo chegou a servir de "álibi" para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo do mensalão e que Chinaglia era apoiado "pelas forças que justamente queremos afastar da Câmara", numa referência a políticos que tiveram algum envolvimento com o escândalo em 2005. "A Câmara tem que sair do noticiário policial e ir para o noticiário político."

Aldo, que é o atual presidente da Câmara, rebateu as críticas e afirmou que ninguém fica 30 anos num partido pequeno, no caso o PC do B, sem pensar em independência.

Para se defender, ele citou uma longa lista de exemplos, entre eles que já havia votado em Fernando Henrique Cardoso e que chegou a nomear um representante da oposição para presidir a comissão do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

"A Câmara viveu um período recente de crise de impasses, o que não impediu que votasse e aprovasse projetos fundamentais para o país", disse Aldo.

"Quando se fala que o Poder Legislativo está mais vulnerável [por causa da crise política] é também porque é o mais democrático", reiterou Chinaglia.

Os parlamentares ainda comentaram a elaboração do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo governo federal.

Chinaglia sugeriu que a Câmara produza seminários e organize comissões para discutir o PAC e estabelecer prioridades. Idéia também defendida por Aldo.

Na primeira parte do debate, os três candidatos responderam perguntas do mediador Melchiades Filho, diretor-executivo da Sucursal de Brasília, e defenderam suas candidaturas.

Leia mais
  • Partidos armam blocos contra PT e PMDB
  • Executiva do PSDB apóia a candidatura de Fruet e espera aliança do PFL
  • Aldo aposta em apoio do PSDB no 2º turno para derrotar Chinaglia na Câmara
  • Candidatos à Câmara buscam apoio do PDT para levar disputa ao 2º turno

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página