Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 13h24

Bancada do PMDB se reúne para discutir formação de bloco

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PMDB na Câmara se reúne nesta terça-feira, a partir das 19h, para discutir a eleição para a Mesa Diretora da Casa e definir o novo líder do partido que comandará a bancada a partir de 1º de fevereiro.

O partido vai avaliar a necessidade de formar um bloco com duas legendas pequenas para garantir seu poder de negociação na Casa. Na mira do PMDB estão o PHS, com dois parlamentares, e o PTC, com três deputados eleitos. Embora tenha a maior bancada, com 90 deputados, o PMDB teme que outras legendas se unam e ameacem seu poder na Casa.

Liderança

Outro assunto da reunião é a liderança do partido. O deputado Wilson Santiago (PB) trabalha para eleger como seu sucessor o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mas há outros parlamentares interessados na vaga. Entre eles, Osmar Serraglio (PR), relator da CPI dos Correios.

O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) também já manifestou interesse, mas, segundo a Folha Online apurou, foi orientado a não se expor em decorrência das denúncias que o cercam.

Mesa

Para a Mesa Diretora da Câmara, o PMDB trabalha para ocupar a primeira-secretaria. O titular do cargo controla o orçamento da Casa, por isso é considerado uma espécie de prefeito. Santiago tenta se cacifar para a vaga, mas há outros candidatos. Serraglio também quer a vaga, se não conseguir a liderança.

O PMDB tem direito a mais um cargo na Mesa Diretora, vaga ainda não definida. Se houver formação de bloco, no entanto, o partido pode perder esta segunda indicação.

Leia mais
  • Seminário para deputados novatos vira palanque para Aldo, Fruet e Chinaglia
  • Para PSB, presidente da Câmara precisará de humildade para "reconstruir" base
  • Candidatos ficam quase empatados entre os novatos
  • Debate amplia desgaste na base; Berzoini chama Aldo de deselegante
  • Fornecedores do governo financiaram Aldo e Chinaglia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página