Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 12h18

Roberto Jefferson reaparece e pede votos para Chinaglia

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A posse dos novos deputados e senadores trouxe de volta à Brasília personagens que marcaram a última legislatura. O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que detonou a maior crise do governo Lula ao denunciar o escândalo do mensalão era um dos presentes.

Embora sem mandato, Jefferson disse que sua missão é trabalhar para eleger o petista Arlindo Chinaglia (SP) presidente da Câmara.

O deputado justificou o apoio ao petista pela proporcionalidade. A regra impõe que a maior bancada tenha o presidente da Câmara, embora o Regimento Interno da Casa permita a candidatura de parlamentares de partidos menores. "O Chinaglia é o candidato do maior partido e isso tem que ser respeitado. É sempre assim. A exceção foi o Severino [Cavalcanti] que foi um desastre", disse.

Severino venceu a disputa, em 2005, derrotando dois candidatos do PT, mas renunciou meses depois para escapar de processo de cassação de mandato por seu suposto envolvimento em escândalo de corrupção.

Apesar do discurso da proporcionalidade, a Folha Online apurou que Jefferson quer emplacar Nelson Marquezelli (PTB-SP) no Ministério da Agricultura.

Sobre o fato de Chinaglia ter o apoio de parlamentares acusados por Jefferson de participação no esquema do mensalão, o petebista disse que não há constrangimentos nisso. "Quem pode trazer esse grupo de volta ao poder é o presidente Lula. O presidente da Câmara não tem esse poder", afirmou.

Questionado se a eleição do petista significará que este grupo voltará a influenciar nas decisões da Câmara, Jefferson disse que ele não pode negar influência a ninguém. "Eu mesmo, que não tenho mandato influencio", disse. No grupo incluem-se os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP). O primeiro é o principal desafeto de Jefferson.

Leia mais
  • Câmara escolhe hoje presidente em meio à disputa na base
  • Entenda a distribuição de cargos na Câmara dos Deputados
  • Saiba como será a eleição para a presidência do Senado
  • No dia da posse, candidatos da Câmara tentam conquistar votos dos novatos
  • Renan e Agripino demonstram confiança na vitória para presidência do Senado

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página