Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 20h50

Divisão no PT atrasa definição sobre comissões permanentes na Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A divisão no PT atrasou a decisão do partido sobre quem a legenda irá indicar para as presidências das comissões temáticas a que têm direito comandar. A principal corrente do partido, o Campo Majoritário, vai disputar as três comissões: Finanças, Desenvolvimento Urbano e Direitos Humanos.

O deputado Zezéu Ribeiro (BA) decidiu disputar a Comissão de Desenvolvimento Urbano, assim como o deputado José Pimentel (CE) está na briga pela comissão de Finanças e Luiz Couto (PB) pelos Direitos Humanos. Os três são do Campo Majoritário, corrente da ex-prefeita Marta Suplicy e do ex-ministro José Dirceu.

As candidaturas quebram um acordo selado em torno da eleição do deputado Luiz Sérgio (RJ) para a liderança do partido, pela qual o Campo Majoritário elegia o líder com o compromisso de não disputar as comissões.

A corrente Democracia Socialista tenta emplacar o deputado Paulo Rubem (PE) na Comissão de Desenvolvimento Urbano. O grupo é ligado a corrente independente do partido, que tem entre seus integrantes o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais). Ele terá que disputar a vaga com Zezéu.

Além de Pimentel, a Comissão de Finanças também é disputada por Cláudio Vignatti (SC), da Articulação de Esquerda, e ainda por Virgílio Guimarães (MG), do Movimento PT, mesmo grupo do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O deputado Luiz Couto (PB) vai disputar a Comissão de Direitos Humanos com a vice-presidente do PT, a deputada Maria do Rosário (RS), do Movimento PT. A decisão deve ser tomada até amanhã cedo. O presidente da Câmara marcou uma reunião à tarde que irá definir o comando das comissões.

Leia mais
  • Lula diz a PMDB que "esboço de novo ministério" sai em 20 dias
  • Lula vai ampliar espaço do PMDB após reforma ministerial, diz Temer
  • PMDB-SP declara apoio à reeleição de Michel Temer
  • PT oficializa pedido a Lula de mais espaço no governo
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil"mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página