Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2007 - 18h32

Líder do PTB diz que partido quer Turismo e Agricultura

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), disse hoje que o partido aceita se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "quiser dar os 30 e poucos ministérios do governo para a legenda". Ao contrário de outros dirigentes que preferem tratar o assunto com reserva, o petebista disse que é natural o partido querer cargos em troca do apoio que dá ao governo.

"A demonstração de que o PTB quer participar do governo está sendo dada no painel da Câmara desde o ano passado. O governo tem os 20 votos do nosso partido garantidos. É um número crucial para qualquer votação, então é evidente que a gente espera que o governo pense no partido [na reforma ministerial]", disse.

O PTB espera se reunir com o presidente Lula na próxima semana para discutir o espaço que o partido terá neste segundo governo. O líder evitou comentar se o partido vai pedir para que Walfrido dos Mares Guia seja mantido no ministério do Turismo, embora tenha ressaltado que ele tem grande afinidade com a bancada.

O ministro vem sinalizando que deve deixar o partido, por divergências com o presidente da sigla, Roberto Jefferson. "Temos uma pasta e se o presidente quiser nos dar as 30 e poucas nós aceitamos", brincou. No total, são 35 os ministérios, incluindo secretarias e demais órgãos com com cargos de ministros.

O PTB deve pedir ao presidente o Ministério da Agricultura para o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Conforme o líder petebista, Marquezelli tem o apoio da bancada para assumir o posto. "Quem fará a indicação do ministro serão os deputados que têm votos", disse, descartando interferência do partido nesta questão.

Sobre a possibilidade de o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE) ser indicado para a liderança do governo na Câmara, o líder disse que esta vaga não pode entrar na cota do partido. "O José Múcio se for confirmado como líder é pelo apoio que ele tem no partido e na Câmara. A liderança não é um pleito do partido", disse.

Leia mais
  • Grupo do PT espera pela indicação de Marta Suplicy para a Educação
  • Lula retoma reforma ministerial e deve definir situação da Educação
  • PT rompe acordo com PTB e disputa presidência do Conselho de Ética da Câmara
  • Lula confirma a PP que Márcio Fortes fica nas Cidades; partido quer Agricultura
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página