Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2007 - 12h20

Lula recebe PSB para discutir espaço do partido na reforma ministerial

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta quinta-feira as discussões sobre a reforma ministerial em encontro com representantes do PSB. Lula também se reúne hoje com o comando nacional do PC do B para discutir com o partido o espaço da legenda em seu novo ministério. Os dois partidos vão apresentar ao presidente as reivindicações sobre os ministérios que pretendem ocupar no primeiro escalão.

O PSB quer manter o comando dos Ministérios da Integração Nacional e Ciência e Tecnologia. Segundo o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, o partido pretende continuar com o espaço conquistado no primeiro mandato de Lula. "Achamos que devemos manter os espaços já ocupados. Até porque o partido cresceu muito nessas eleições", afirmou Amaral.

A Integração Nacional também é cobiçada pelo PMDB, que pretende indicar o deputado Geddel Vieira Lima (BA) para o cargo. A pasta é cobiçada por diversos aliados por controlar os investimentos em obras de infra-estrutura, como o projeto de integração do rio São Francisco. Este ano, o orçamento do ministério será de R$ 6,7 bilhões.

Segundo o vice-presidente do PSB, o partido vai escolher os nomes para ocuparem as pastas depois de Lula sacramentar o espaço da legenda. "Podemos até fechar os nomes hoje, mas dependendo da proposta, consultaremos o partido como um todo", disse.

Além de Amaral, o PSB será representado no encontro pelo presidente da legenda, Eduardo Campos (governador de Pernambuco), e pelos líderes do partido na Câmara e no Senado, deputado Márcio França (SP) e senador Renato Casagrande (ES).

PC do B

Já o PC do B vai pedir a Lula que mantenha sua cota no primeiro escalão, centralizada no Ministério dos Esportes. Segundo o presidente do partido, Renato Rabelo, a decisão sobre o espaço do partido será de Lula.

"Estivemos com o presidente Lula há dois meses, quando a formação do ministério estava em processo. Agora é a fase do finalmente. A bola está com o presidente. É ele quem vai dizer qual será a nossa participação", disse.

O nome do ex-ministro Agnelo Queiroz é cotado para assumir o cargo. Agnelo deixou o Ministério dos Esportes para concorrer ao governo do Distrito Federal em outubro e foi substituído no cargo por Orlando Silva. O PC do B não confirma o retorno de Agnelo por considerar Silva um nome técnico para o cargo. "O tabuleiro ainda não está montado. Há muitas dúvidas por parte do próprio presidente e muitos problemas para ele mesmo resolver", afirmou Rabelo.

Leia mais
  • Lula confirma troca no comando das Forças Armadas
  • Pai da ex-secretária de Marcos Valério é assassinado em SP
  • Lula retoma conversas para a composição de seu novo ministério
  • Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a reforma ministerial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página