Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 12h09

Líder do PMDB critica Lula por interferir na disputa entre Temer e Jobim

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria interferir na disputa interna do PMDB pela presidência do partido. "Não cabe ao presidente discutir a convenção do PMDB. Eu não estava na reunião na qual ele teria afirmado que vai aguardar a convenção do partido", afirmou ele.

Em conversa com aliados ontem, o presidente teria afirmado que iria aguardar a eleição para escolha do presidente do PMDB, no dia 11 de março, para concluir a reforma ministerial. Anteriormente, o Planalto havia informado que o anúncio seria feito logo depois do Carnaval.

Raupp, entretanto, afirmou que ainda é possível anunciar os nomes dos novos ministros antes da convenção do PMDB. "Para nós, o presidente disse que iria fazer a reforma logo após o Carnaval e ainda estamos dentro do tempo. O Carnaval terminou só há dois dias", disse o senador.

Raupp admitiu que a disputa pelo comando da legenda dividiu o PMDB entre os que defendem a reeleição de Michel Temer (SP) e os que trabalham pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim. "Não existe eleição fácil. Os candidatos estão nas ruas, buscando votos. Os senadores estão com o Jobim. Não temos nada contra Temer, mas a renovação será importante para o partido", disse.

Ainda sobre a reforma ministerial, o líder peemedebista alertou que há uma ansiedade grande entre os partidos aliados. "Não vejo que uma reforma possa ser feita em uma semana, mesmo que o presidente deflagre a reforma agora deve demorar uns 20, 30 dias. Agora, toda reforma gera uma expectativa muito grande", afirmou.

Para o senador, a demora na troca de comando das ministérios e demais cargos no governo, porém, não deve prejudicar a administração federal.

Leia mais
  • Lula vai anunciar reforma depois da convenção de março do PMDB
  • Blog do Josias: Lula diz ao PT que Marta ficará fora de seu novo ministério
  • Lula sinaliza para PSB ter dificuldade para indicar Marta para 1º escalão
  • Walfrido pode acumular dois ministérios
  • PT teme perder 1.200 cargos com reforma
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página