Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2007 - 17h07

Lula sinaliza para PSB ter dificuldade para indicar Marta para 1º escalão

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, durante encontro com lideranças do PSB, que ainda não encontrou uma solução para encaixar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy no primeiro escalão do governo. Segundo interlocutores do PSB, que se reuniram nesta manhã com o presidente, Lula reconheceu a pressão exercida por integrantes do PT para que Marta seja titular de um ministério.

Antônio Gaudério/Folha Imagem
Ex-prefeita Marta Suplicy
Ex-prefeita Marta Suplicy
O presidente teria admitido, no entanto, que será difícil tirar do PP o comando do Ministério das Cidades --pasta para a qual a ex-prefeita é cotada. O PP pressiona o presidente para manter o Ministério das Cidades na cota do partido, com o atual ministro Márcio Fortes. O PT, por outro lado, também briga nos bastidores para emplacar Marta na pasta.

Lula também se mostrou indeciso sobre a possibilidade de Marta substituir Fernando Hadadd no Ministério da Educação. Interlocutores do PSB deixaram o Palácio do Planalto com a impressão de que Lula vai manter Hadadd no cargo, diante da confiança que Lula mantém na administração do atual ministro.

A sinalização foi feita depois que Lula disse que Hadadd implementaria dois programas do ministério que serão concluídos ao longo de seu segundo mandato --o que indicaria a disposição de Lula em mantê-lo no cargo para concluir suas ações.

Defesa

Integrantes do PSB ainda revelaram que Lula está disposto a manter o ministro Waldir Pires na Defesa, mesmo depois da crise aérea vivida no país que arranhou a imagem do ministro.

O presidente teria afirmado que Pires saiu fragilizado com a crise e, por isso, não pretende substituí-lo na reforma ministerial.

O presidente avalia, segundo integrantes do PSB, que a troca dos três comandantes das Forças Armadas é suficiente neste momento para acomodar os militares no governo --sem a necessidade de trocas a curto prazo na Defesa.

Leia mais
  • Lula vai anunciar reforma depois da convenção de março do PMDB
  • Walfrido pode acumular dois ministérios
  • Lula confirma troca no comando das Forças Armadas
  • Lula retoma conversas para a composição de seu novo ministério
  • PT teme perder 1.200 cargos com reforma
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página