Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2007 - 19h05

Oposição já tem assinaturas para instalar CPI das ONGs

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) já reuniu 62 das 27 assinaturas de senadores necessárias para o pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar o repasse de recursos do governo federal para ONGs (Organizações Não-Governamentais). No ano passado, o Senado chegou a criar a CPI das ONGs mas, após acordo firmado entre parlamentares do governo e da oposição, a comissão ficou adiada para este ano diante do pouco tempo para as investigações às vésperas do fim da legislatura.

Heráclito afirmou que vai tentar reunir pelo menos 70 assinaturas dos 81 senadores antes de protocolar o pedido. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que vai instalar a CPI caso o senador reúna as assinaturas necessárias --como determina o regimento do Senado.

O senador pefelista quer apurar s repasses públicos para as ONGs e Ocips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), além da utilização dos recursos dessas entidades no período de 2003 a 2006.

A CPI deve ser composta por 11 senadores e sete suplentes. Para ser instalada, Renan precisa ler no plenário do Senado o pedido de criação da CPI. Depois disso, os líderes partidários indicam parlamentares que vão integrá-la para que, efetivamente, saia do papel.

Leia mais
  • Senado adia para 2007 instalação da CPI das ONGs
  • Base aliada adia instalação da CPI das ONGs

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI das ONGs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página