Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 18h53

Pesquisa mostra que população admira PT, mas associa partido com corrupção

Publicidade

da Folha Online

As denúncias de corrupção envolvendo integrantes do PT refletiu na pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em todo o país sobre a imagem dos partidos. Segundo o levantamento, o PT é a legenda que mais tem políticos corruptos para 30% dos entrevistados, a frente do PMDB (10%), do PFL (7%) e do PSDB (4%).

O coordenador do Núcleo de Opinião Pública da Fundação, Gustavo Venturi, classificou o resultado como natural, pois o partido teve exposição negativa na imprensa por vários meses. "Não seria espantoso se o número fosse maior", disse Venturi.

Para o coordenador, embora a associação do PT à corrupção tenha crescido consideravelmente, o surpreendente é que o PT permanece como partido de maior preferência na população brasileira.

Segundo a pesquisa, o PT é a legenda preferida para 29% dos entrevistados. Em segundo lugar está o PSDB, com 7% da preferência, seguido pelo PMDB (6%) e pelo PFL (2%).

Venturi disse que isso se explica pelo predomínio de traços positivos de sua imagem perante à opinião pública nacional, "sobretudo no compromisso com os mais pobres e na defesa da justiça social, como apontam os dados", disse.

Segundo a pesquisa, o PT é o partido que mais defende os pobres para 57% dos entrevistados e o que mais defende a justiça social para 42%.

A Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, entrevistou 2.400 pessoas em 153 municípios brasileiros.

Leia mais
  • Lula diz que não tem pressa para trocar ministro e elogia PT
  • Blog do Josias: Lula devolve ao PT decisão sobre Marta Suplicy
  • Lula se irrita com discussão pública do PT sobre cargos no governo

    Especial
  • Leia mais sobre a Fundação Perseu Abramo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página