Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 12h23

Lula diz que não tem pressa para trocar ministro e elogia PT

Publicidade

REGIANE SOARES
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não tem pressa para anunciar a reforma ministerial do seu segundo mandato. A divulgação dos nomes dos novos integrantes da sua equipe, que era esperada para dezembro, foi adiada por diversas vezes. Na semana passada, o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), disse que Lula anunciaria os nomes nesta semana.

Caio Guatelli/Folha Imagem
Em SP, Lula diz que não tem pressa para concluir reforma ministerial e elogia o PT
Em SP, Lula diz que não tem pressa para concluir reforma ministerial e elogia o PT
"Houve poucos momentos na história do Brasil, a não ser na época do regime militar, que um governo teve tanta tranqüilidade para montar um governo como eu estou tendo. Eu não tenho pressa, não tenho data, ninguém está me cobrando nada. É um problema meu, que vou fazendo na medida que achar que devo fazer", disse ele hoje depois de participar da abertura da Feicon (Feira Internacional da Construção), no Anhembi, em São Paulo (SP).

Lula desconversou sobre a data do anúncio da reforma ministerial. "Eu posso anunciar como posso não posso anunciar", respondeu ele ao ser questionado se a divulgação seria feita nesta quinta-feira.

O presidente elogiou ainda o comportamento do PT, partido pelo qual se reelegeu, nas negociações sobre a montagem de sua nova equipe. "O PT teve ontem um comportamento exemplar que eu esperava de um partido grande e maduro", disse ele.

Lula se reuniu ontem com integrantes do conselho político do PT. Depois de dizerem que queriam ampliar seu espaço no governo, os petistas recuaram e saíram do encontro afirmando que poderiam até perder cargos.

Segundo Lula, o PT sabe que "o partido já tem a presidência da República e que portanto tem que fazer composição com outras forças políticas".

"Obviamente é normal que os partidos digam que gostariam de participar do governo, que cargos gostaria de ter e que nomes apresentar. Mas obviamente essa é uma escolha do presidente, que pode atender ou não", afirmou Lula. "Mas quem tem de montar um ministério é o presidente da República."

Leia mais
  • Após encontro com Lula, PT recua e diz que aceita perder espaço no governo
  • Bancada do PMDB na Câmara vai pedir a Lula dois ministérios e estatais
  • Executiva do PT se reúne para discutir reforma ministerial
  • Temer é reeleito presidente do PMDB com 598 votos
  • PMDB vai pleitear apoio da coalizão para candidato da legenda em 2010
  • FHC diz que PMDB deve ter candidato próprio em 2010 para fortalecer legenda

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página