Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 21h31

Lula convida Rossetto para Ministério do Desenvolvimento Agrário

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou hoje o petista Miguel Rossetto para reassumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ex-ministro, no entanto, sinalizou ao presidente que deve recusar o convite. Segundo Rossetto, sua prioridade neste momento é a política do Rio Grande do Sul.

Ele deseja disputar a Prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2008. Para isso, teria que se licenciar do ministério em abril do ano que vem. O presidente Lula já disse a interlocutores que não deseja formar um ministério com candidatos.

No final do encontro, o ex-ministro disse apenas que a reunião com Lula não foi definitiva. "Vamos ter outras conversas. A que tivemos hoje foi muito positiva", afirmou.

A indicação para o Ministério do Desenvolvimento Agrário é da cota da corrente Democracia Socialista do PT, mesma linha de Rossetto. O nome dele não está na lista que o partido encaminhou ao presidente Lula, mas ganhou força ante da resistência do Planalto aos nomes apresentados pela legenda.

O partido sugeriu o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), o dirigente Joaquim Soriano ou a permanência do atual ministro, Guilherme Cassel, que era secretário-executivo de Rossetto.

Corre por fora o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), ligado ao Campo Majoritário e que tem o apoio da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Mas Lula teria preferência por Rossetto, a quem considera que soube controlar as crises com o MST e demais movimentos sociais no primeiro mandato.

Leia mais
  • Marta Suplicy aceita Ministério do Turismo e se diz satisfeita com o cargo
  • PR abre mão do Ministério dos Transportes se governo criar Secretaria de Portos
  • Ex-ministro da Integração Nacional vai assumir Secretaria de Portos
  • Oposição critica "despreparo" de Lula e do PMDB
  • De olho em 2010, Aécio Neves critica governo Lula
  • Temporão diz que não vai politizar indicações para cargos chaves do ministério

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página