Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 21h10

Bancada do PT no Senado pede a Lula mais atenção do governo

Publicidade

ANDREZA MATAIS
Folha Online, em Brasília

A bancada do PT no Senado está reunida na noite desta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na casa do senador Eduardo Suplicy (SP) para um jantar. Este é primeiro encontro dos senadores com o presidente desde que ele assumiu o segundo mandato, em 1º de janeiro.

Os senadores irão cobrar do presidente mais atenção do governo federal. A principal queixa é com relação aos ministros políticos que estariam privilegiando a relação com a bancada do partido na Câmara.

O senador Siba Machado (AC) chegou a disparar críticas ao ex-ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Segundo ele, Tarso nunca se reuniu com a bancada do PT no Senado, embora sua tarefa quando ocupava o cargo era fazer a ponte entre o governo e Congresso. Tarso, que hoje ocupa o Ministério da Justiça, também está presente no encontro.

"Queremos conversar com o presidente sobre a relação do governo com a bancada, que tem reclamado que os ministros da área política tem dado pouca atenção aos senadores. Poucos foram ao Senado no primeiro mandato, e esperamos que a relação com o Walfrido [dos Mares Guia, novo ministro das Relações Institucionais] melhore isso", afirmou Machado.

O senador considerou que Tarso "descuidou um pouco da bancada", relação que agora ele espera que seja melhorada.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), reconheceu que a pauta da conversa com o presidente é a mesma do último encontro que os senadores tiveram com Lula em 2004. "É uma situação permanente. Não foi só com o Tarso, os outros ministros também mantiveram uma relação mais próxima com a Câmara, e nós queremos nos reaproximar", disse.

Segundo Ideli, um passo nesse sentido já foi dado porque o ministro Walfrido marcou para a semana que vem uma reunião com a bancada.

"No Senado, a correlação de forças sempre foi muito difícil. O governo precisa dar muita atenção à bancada, e nem sempre tem sido assim. Essa [o jantar com Lula] é uma oportunidade para que comece a mudar essa situação", emendou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Votações

A líder do PT acrescentou que a bancada também pedirá ao presidente que cobre uma coesão maior de sua base de apoio no Senado. Ela citou que na semana passada o governo quase saiu derrotado na votação de uma medida provisória, pois parte de seus aliados se posicionaram contra a MP.

"Mais uma vez vamos reiterar que no Senado as matérias de interesse do governo precisam ser bastante trabalhadas, e é necessária uma atenção diferenciada da Câmara", disse Ideli.

O presidente Lula não falou com a imprensa ao chegar para o jantar, cujo o prato principal é uma paella.

Leia mais
  • PT prega liberdade de imprensa "radical"
  • Walfrido faz apelo a ministros para facilitar a relação do governo com Congresso
  • Senado quer abrir sua TV para todo o país até o final de 2008

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página