Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2007 - 16h47

OAB questiona decisão do STF de desmembrar inquérito da máfia dos jogos

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, questionou hoje a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cezar Peluso, que neste final de semana desmembrou o inquérito da Operação Hurricane (furacão) da Polícia Federal --que desarticulou uma quadrilha especializada na venda de sentenças para beneficiar o funcionamento de casas de bingo e de máquinas caça-níqueis.

Peluso desmembrou o inquérito --manteve no STF a parte que diz respeito aos cinco acusados que possuem foro privilegiado e remeteu o restante para a 6ª Vara Federal do Rio. Ele também mandou soltar quatro dos 25 presos: José Eduardo Carreira Alvim, José Ricardo de Siqueira Regueira, Ernesto da Luz Pinto Dória e João Sérgio Leal Pereira.

Para o presidente da OAB, falta "uniformização" nas decisões dos ministros do STF, lembrando que o ministro Joaquim Barbosa teve entendimento diferente no inquérito do mensalão. "É importante que o STF uniformize a questão, evitando a dúvida da população e das autoridades que investigam os delitos e apontando qual a forma correta de encarar o foro privilegiado nesses casos em que os investigados têm natureza diversa".

"A ausência de uniformização faz com que todos os investigados ou processados fiquem anos a fio a esperar a decisão sobre o foro competente para cada uma das ações. A decisão do ministro Cezar Peluso reconheceu o foro privilegiado do ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça, mas manteve sob sua responsabilidade os desembargadores federais e o procurador da República que não têm este privilégio de prerrogativa, o que contribui para tornar mais confusa ainda a questão", diz nota de Britto.

Leia mais
  • Tarso Genro diz que concorda com liberação de presos pela Hurricane
  • STJ aceita pedido de licença de ministro acusado de ligação com máfia
  • Presos na Operação Hurricane serão ouvidos 5ª feira no Rio
  • Ministro do STJ tem 15 dias para dar explicações ao Supremo
  • Veja vídeo da PF da apreensão do dinheiro em megaoperação

    Especial
  • Veja fotos da apreensão feita pela PF na Operação Hurricane
  • Leia mais sobre a Operação Hurricane
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página