Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 13h52

Bancada feminina quer processar Clodovil por declarações ofensivas às mulheres

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A bancada feminina da Câmara dos Deputados pode ingressar com representação no Conselho de Ética da Casa Legislativa contra o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) em resposta às afirmações do parlamentar contra as mulheres. As deputadas se reúnem na quarta-feira para decidir se vão apresentar a representação contra Clodovil.

No início de abril, o deputado disse que as mulheres se tornaram "vulgares, ordinárias e cheias de silicone" nos últimos tempos.

O deputado também afirmou que as mulheres atualmente "trabalham deitadas e descansam em pé" --afirmação que irritou a bancada feminina. A deputada Cida Diogo (PT-RJ) chegou a bater boca com Clodovil no plenário da Casa esta semana para contestar as afirmações do parlamentar.

A deputada Solange Amaral (DEM-RJ), única representante da bancada feminina no Conselho de Ética, vai propor à bancada que ingresse com a representação por quebra de decoro parlamentar. Apesar de ser favorável ao processo contra Clodovil, Solange disse à Folha Online que a decisão será da bancada. "Se a maioria da bancada entender que ele foi ofensivo, vamos ingressar com a representação."

Solange afirmou que respeita a história de Clodovil, mas disse que o deputado passou dos limites ao generalizar as críticas para todas as mulheres.

"Eu não partilho da opinião dele, que foi agressiva ao gênero. Eu não sei quem ganha a vida deitada, só se é alguém que ele conhece ou convive", disparou.

Bate-boca

Na discussão com Cida Diogo no plenário da Câmara, Clodovil disse que sua intenção não foi ofender as mulheres. "Todo mundo sabe que eu luto pelas mulheres. Mas há mulheres de todo tipo, como há homens de todo tipo. Quando eu me percebi homossexual, eu parei e olhei para a direita e vi os travestis que vilipendiam as mulheres. Eu jamais vilipendiaria o nome das mulheres", disse.

A deputada rebateu Clodovil ao afirmar que o parlamentar faltou com o respeito ao gênero feminino. "Não podemos concordar que um parlamentar se refira às mulheres brasileiras dessa maneira. Tenho certeza de que a nossa bancada feminina vai exigir desta Casa uma posição à altura para defender de fato as mulheres do nosso país, que merecem respeito."

Leia mais
  • Antes de entrevistar Dilma no Planalto, Clodovil critica "vulgaridade" feminina
  • Clodovil é investigado no Supremo por crime ambiental
  • Clodovil coloca segurança na porta do gabinete em Brasília
  • Clodovil agradece homenagem feita no Senado pelo Dia da Mulher
  • Novato na Câmara, Clodovil gasta só R$ 50 da verba indenizatória de R$ 15 mil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado Clodovil Hernandes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página