Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 09h01

Soltos na Operação Moeda Verde ainda podem ser indiciados

Publicidade

MARI TORTATO
da Agência Folha, em Florianópolis

A delegada da Polícia Federal que preside o inquérito da Operação Moeda Verde, Julia Vergara, disse terça-feira (8) que os investigados liberados ''não estão livres de indiciamento'' por suspeita de participação no esquema de fraudes em autorizações para construção em áreas de proteção ambiental na capital catarinense.

Por pedido dela, a Justiça Federal decretou a prisão preventiva dos quatro investigados ainda presos: o secretário municipal de Urbanismo, um diretor da mesma secretaria, um ex-servidor da Fatma (agência ambiental do Estado) e um vereador.

As prisões, segundo a Justiça Federal, foram por "necessidade processual" e não implicam em juízo sobre culpa ou inocência dos envolvidos.

O juiz Zenildo Bodnar também deu ordens ao prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB), e ao presidente da Câmara Municipal, Ptolomeu Bittencourt (DEM), para que afastem do trabalho, enquanto durar a investigação, os servidores da Floram (fundação de meio ambiente da cidade) e um chefe de gabinete de vereador que já foram soltos.

O presidente da Santur (empresa de turismo do Estado), vereador licenciado Marcílio Ávila (PMDB), apresentou-se ontem. Ele depôs e foi solto. Era o único dos 22 suspeitos que não havia se apresentado.

A PF começa agora a se ocupar do conteúdo dos malotes resultantes de 30 mandados de busca e apreensão na operação.

Segundo a prefeitura, a determinação de Berger de afastar secretários municipais envolvidos na investigação se estende aos servidores da Floram. Na Câmara, a informação é a ordem do juiz será acatada. Ontem foi aberta uma investigação especial na Comissão de Ética em razão das suspeitas sobre os dois vereadores.

Leia mais
  • Justiça Federal decreta prisão de cinco acusados de crimes ambientais
  • Governador de SC convida para jantar empresário preso em operação da PF
  • Licença concedida por ex-prefeita de Florianópolis a shopping está sob suspeita
  • Grampos levaram polícia a esquema de favorecimento imobiliário em SC
  • Operação da PF prende 19 pessoas acusadas de crimes ambientais em SC

    Especial
  • Leia mais sobre o presidente Lula
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página