Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 20h14

Fiéis retiram 100 mil pílulas de Frei Galvão em um dia

Publicidade

MARCELO GUTIERRES
da Folha Online

No dia da canonização de Frei Galvão, sexta-feira (11), a retirada por fiéis das pílulas que fizeram a fama do primeiro santo brasileiro chegou a marca de 100 mil, segundo contagem realizada pelas freiras do Mosteiro da Luz (região central de São Paulo). A media diária é de dez mil unidades.

Hoje, a procura continuou intensa. Segundo a contagem, até o meio-dia, cerca de 30 mil pílulas já haviam sido distribuídas --dez mil por hora. Até o final do dia, a expectativa era que a marca superasse a da sexta-feira.

As pílulas vêm em um pacotinho com três unidades. Segundo orientação dos religiosos, devem ser tomadas em novena do santo brasileiro. A pessoa deve rezar nove dias a Oração de Novena Santíssima Trindade e tomar uma pílula no primeiro dia, outra no quinto e a última no nono dia da novena.

O primeiro a tomá-las foi um homem que recorreu ao Frei Galvão por causa de fortes dores provocadas por cálculo renal. O frei lembrou-se do poder de intercessão da Santíssima Virgem e escreveu num papelzinho um verso em latim.

Depois pediu que o homem ingerisse os papelzinhos como pílulas. Segundo os relatos, o fiel seguiu as orientações e expeliu os cálculos sem dificuldades.

Acompanhada do marido, filhos, sobrinhos e netos, Maria do Socorro, 57, disse que recorre às pílulas de Frei Galvão desde 1992, quando começou a freqüentar o mosteiro. "Sempre que preciso de uma graça, eu tomo as pílulas."

Inauguração

Hoje foi inaugurado no mosteiro o Memorial de Frei Galvão. O espaço contém cerca de 100 peças, distribuídas num corredor de 28 metros.

No local, é possível ver objetos pessoais do santo, artigos religiosos --como terços e bíblias utilizados por ele--, livros e imagens sacras.

Um dos destaques são dois relicários, contendo um pedaço de osso de Frei Galvão e um fio de cabelo dele, respectivamente.

Na entrada do memorial há uma cronologia da vida do santo, os registros sobre o processo de beatificação, com datas e explicações, assim como os relativos à canonização.

A entrada é gratuita. As visitas ocorrem todos os dias das 9h às 16h30, exceto às segundas-feiras.

Leia mais
  • Em encontro na basílica, papa agradece hospitalidade dos brasileiros
  • Papa quebra mais uma vez o protocolo em Guaratinguetá ao descer do palco
  • Papa doa US$ 100 mil ao centro de recuperação Fazenda da Esperança
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página