Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 11h59

Bispos e religiosos se dedicam à oração e meditações no 1º dia da Celam

Publicidade

REGIANE SOARES
Enviada especial da Folha Online a Aparecida

No primeiro dia de trabalho da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano), em Aparecida (167 km de SP), os 300 bispos, padres, religiosos e leigos que participam do encontro se dedicaram hoje a orações e meditações.

A Celam foi aberta ontem pelo papa Bento 16 e continuará até o fim do mês para discutir o futuro da Igreja Católica na América Latina.

Na celebração da eucaristia, o cardeal Giovanni Batista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, pediu que a luz de Cristo iluminasse os trabalhos e as reflexões da conferência.

Na homilia --pronunciamento em que o sacerdote explica as leituras para os presentes e as liga com a vida dos cristãos--, o cardeal Re destacou que a oração é a fonte das iniciativas pastorais.

"Deus não quer atuar nas almas e no mundo sem nossa cooperação. Ele deseja, através da nossa oração, realizar aquilo que vai além da nossa força, da nossa capacidade e da nossa previsão humana", afirmou.

A segunda atividade desta segunda-feira na Celam será um retiro espiritual celebrado pelo monsenhor Estanislao Esteban Karlic, arcebispo emérito de Paraná, na Argentina.

Celam

Bispos da América Latina e Caribe discutem até o dia 31 os desafios da Igreja Católica para o 3º milênio durante a 5ª Celam.

Entre os desafios da igreja para o terceiro milênio que serão debatidos durante os próximos 18 dias de conferência estão o embate entre os conservadores e os progressistas que defendem a teologia da libertação, a estrutura familiar, a manutenção dos jovens na vida crista, a ordenação de mulheres, e a perda de fiéis para igrejas evangélicas neo-pentecostais, um dos temas que mais preocupa os bispos brasileiros.

Outra questão que será abordada na Celam é como a Igreja Católica poderá contribuir para solução de problemas considerados urgentes pelo papa Bento 16, como a miséria dos povos latino-americanos.

Leia mais
  • No Brasil, papa mostra carisma sem deixar de lado discurso conservador
  • Bispo d. Celso diz que palavras de Bento 16 "são como um beijo"
  • Na despedida, papa diz que viveu momentos inesquecíveis no Brasil
  • Bento 16 critica marxismo, capitalismo e governos autoritários
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página