Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 18h19

FAB nega falha no contato entre avião do papa e Cindacta-3

Publicidade

da Folha Online

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou hoje, em nota, que o avião da Alitalia que levou o papa Bento 16 para Roma no último domingo tentou contatar o Centro de Controle de Área de Recife --chamado de Cindacta-3.

Entretanto, a FAB nega que tenha havido falha nesse contato, como disse hoje o deputado Efraim Filho (DEM-ex-PFL-PB) para a CPI do Apagão Aéreo.

Na nota, a FAB informa que o piloto italiano consultou o Cindacta-3 sobre a possibilidade de transmitir uma mensagem de agradecimento do papa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a FAB, o piloto deu a entender que a mensagem duraria 23 minutos. "Enquanto o [centro de controle] realizava a coordenação para a gravação, uma aeronave comercial brasileira confirmou que a aeronave italiana pretendia enviar uma mensagem com 23 minutos de duração."

A FAB informa que o desentendimento ocorreu porque o piloto italiano disse que a mensagem duraria "two three minutes".

"Desde o pedido inicial até a gravação da íntegra do agradecimento do sumo pontífice --com dois minutos de duração-- decorreram aproximadamente oito minutos, sem ter havido qualquer falha de comunicação", diz a nota oficial.

Áudio

O deputado entregou para os jornalistas cópias das supostas tentativas de contato entre os pilotos do avião da Alitalia e o Cindacta-3.

Numa das gravações, um homem diz em inglês que possui uma mensagem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pergunta se a torre prefere gravá-la ou anotá-la.

Em outra, um outro homem diz em português que o piloto do Alitalia tem uma mensagem para o presidente, que ele acredita ser do papa Bento 16. Ele pergunta ainda se a torre prefere que a mensagem seja enviada em outra freqüência.

Em outra gravação é possível ouvir partes da suposta tentativa de enviar a mensagem. "Ao excelentíssino senhor Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil. No momento em que sobrevôo as terras brasileiras para regressar a Roma, desejo expressar sincero agradecimento pela dedicada atenção que me foi dispensada por vossa excelência e demais membros do seu governo", diz a gravação seguida por um chiado.

Leia mais
  • CPI do Apagão começa a tomar primeiros depoimentos
  • Senado define integrantes de CPI aérea que começa amanhã
  • CPI do Apagão vai ao Cindacta-1 conhecer sistema militar de controle de vôo
  • Base aliada se articula para aprovar PEC que restringe poderes das CPIs
  • CPI ameaça pedir prisão de pilotos do Legacy para tomar depoimentos
  • Senado deve instalar duas CPIs na próxima semana

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página