Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 19h50

Pedido de desculpas de Clodovil sensibiliza mulheres da Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O pedido de desculpas do deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) sensibilizou as mulheres na Câmara dos Deputados. Entre as parlamentares, a avaliação é que a nota divulgada por Clodovil torna inócua a representação encaminhada pela bancada feminina contra o deputado à corregedoria da Câmara --que pedia uma retratação pública de Clodovil por suas declarações consideradas ofensivas às mulheres.

Até mesmo a deputada Cida Diogo (PT-RJ), agredida verbalmente por Clodovil na semana passada, concorda que o pedido de desculpas enterra a representação contra o parlamentar.

"No meu entendimento, isso era o que a gente exigia dele. Felizmente, o deputado reconheceu que cometeu um erro grave e decidiu se retratar. Era isso que a gente queria desde o início", afirmou.

Apesar de aceitar as desculpas, a deputada disse que as mulheres não vão retirar a representação uma vez que o processo agora é da alçada da Mesa Diretora da Câmara.

Sobre a representação encaminhada pelo PT contra Clodovil à Mesa Diretora pelas ofensas à Cida Diogo, a deputada disse que o processo deve prosseguir. "Em relação a mim, é outro episódio muito grave. Ele me agrediu moralmente e também vou ingressar na Justiça pelas ações de danos morais pelas agressões que sofri", disse.

Na nota, Clodovil se desculpa com as mulheres por ter dito que elas são "ordinárias, cheias de silicone, trabalham deitadas e descansam em pé". O deputado, no entanto, não pediu desculpas a Cida Diogo nem fez qualquer referência ao episódio com a parlamentar.

A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) considerou o gesto de Clodovil 'importante'. Ela se mostrou satisfeita com o pedido de desculpas. "A Câmara tem assunto mais importante a tratar do que as declarações do Clodovil. Agora, acho que ele deve um pedido de desculpas para a deputada Cida também", disse.

Sobre o estado de saúde do deputado --que está internado em São Paulo e hoje teria se submetido a um cateterismo-- as parlamentares afirmaram que isso não minimiza as palavras ofensivas de Clodovil. "A situação da saúde dele preocupa qualquer pessoa. Mas essa é uma coisa, e outra é a dignidade e a moral das mulheres", disse Cida.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), que saiu em defesa de Cida Diogo no dia das agressões, disse que as mulheres são sensíveis à doença do deputado. Mas ressaltou que a sua fragilidade de saúde não reverte o episódio. "Ele errou e deve assumir as suas responsabilidades", encerrou.

Antes de saber do pedido de desculpas de Clodovil, a ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial das Mulheres) considerou os episódios envolvendo o deputado "deploráveis" e apoiou as representações contra Clodovil.

"As mulheres brasileiras não merecem os comentários do deputado. Ele está com uma visão distorcida. O deputado faria bem ao parlamento se adotasse outro tipo de postura, menos arrogante", defendeu.

Leia mais
  • Internado, Clodovil recua e divulga nota pedindo desculpas às mulheres
  • Clodovil é acusado de agredir verbalmente deputada dentro do plenário da Câmara
  • Clodovil diz que foi "cruel" com deputada petista, mas não se desculpa
  • Chinaglia diz que gesto de Clodovil foi "cena lamentável"
  • Deputada agredida verbalmente por Clodovil exige desculpa formal
  • Clodovil vai decorar gabinete na Câmara com cobra naja de metal

    Especial
  • Leia mais sobre o deputado Clodovil Hernandes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página