Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2007 - 11h33

Conselho de Ética da Câmara arquiva representação contra Jungmann

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética da Câmara arquivou hoje por unanimidade a representação do PT do B contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Na representação, o partido acusa o deputado de integrar um esquema que teria desviado R$ 33 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário de 1998 a 2002 --período em que Jungmann comandou a pasta-- com base em denúncia do Ministério Público do Distrito Federal.

O relator da representação, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), alegou que Jungmann não poderia ser punido pela Câmara já que as acusações são referentes ao período em que não era deputado --por isso, não poderia ter quebrado o decoro parlamentar.

A Corregedoria da Câmara já havia arquivado representação do mesmo teor contra Jungmann apresentada pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO). Como os processos no Conselho de Ética devem ser protocolados por partidos, em não parlamentares, o presidente do PT do B, Luis Henrique Resende, apresentou a representação contra Jungmann ao Conselho.

Jungmann comemorou a decisão do Conselho de Ética e acusou o PT do B de ter agido apenas para constrangê-lo. "O único objetivo é constranger, intimidar, imobilizar. Espero que no STF [Supremo Tribunal Federal] o processo também seja arquivado. Depois disso vou tomar uma série de iniciativas", disse Jungmann à Folha Online.

O deputado fez um desabafo ao afirmar que o PT do B, "partido envolvido em escândalos", tem um histórico que "fala por si mesmo".

Jungmann ressaltou que o voto de Cardozo distingue o seu processo daqueles que tramitam no Conselho de Ética referentes a parlamentares envolvidos nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas.

Leia mais
  • Senado instala CPI do Apagão; PT assume presidência da comissão
  • PF prende ex-governador do MA e mais 42 por fraudes em obras públicas
  • Servidores do Incra marcam greve para 2ª
  • Arcebispo do México nega excomunhão de políticos
  • Livro revela bastidores dos processos contra Lalau e Rocha Mattos

    Especial
  • Leia mais sobre venda de sentenças judiciais
  • Leia cobertura completa sobre a máfia das sentenças
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página