Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 11h10

Presidente da OAB defende CPI para investigar fraudes em obras públicas

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, defendeu nesta terça-feira a instalação de uma CPI para investigar o esquema de fraudes em licitações do governo federal, desmontado pela Operação Navalha, da Polícia Federal.

Em nota, Britto considerou o momento "oportuno" para instalação da CPI das Empreiteiras. "A CPI das Empreiteiras poderia sanear esse importante segmento nas relações do Estado com a iniciativa privada", sugeriu na nota.

Para o presidente da OAB, as relações espúrias entre a empreiteira Gautama e diversos agentes públicos --entre os quais parlamentares, prefeitos, governadores e, supostamente, até um ministro de Estado-- "recolocam em cena um enredo antigo, com o qual o país já se defrontou diversas vezes".

Operação

A PF deflagrou no último dia 17 a Operação Navalha contra uma suposta quadrilha que fraudava licitações públicas para a realização de obras, como as previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e no Luz Para Todos --ambas do governo federal.

No último sábado, a PF prendeu Zaqueu de Oliveira Filho, apontado como servidor público do município de Camaçari (BA), mas a Prefeitura nega, e integrante da suposta quadrilha. Ele era o último acusado de envolvimento na quadrilha que estava solto.

Na quinta-feira, outros 46 apontados de envolvimento no esquema foram presos.

Ontem, a PF prendeu em flagrante o ex-chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura na gestão do deputado distrital Pedro Passos (PMDB), Adão Pirajara Amador Farias, por determinação da ministra Eliana Calmon, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), quando destruía provas.

Leia mais
  • José Sarney defende a saída do ministro Silas Rondeau do governo
  • Ex-presidentes FHC e Itamar defendem saída de ministro
  • Deputados do PSB e PPS defendem CPIs para investigar máfia das fraudes
  • Saiba como funcionava a máfia das obras públicas
  • STF revoga prisão de dois acusados na Operação Navalha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Navalha
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página