Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2003 - 11h09

Famílias das vítimas de Alcântara pedem mais apoio do governo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os familiares das vítimas do acidente com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) se reuniram no último sábado para preparar uma carta-documento com reivindicações que serão encaminhadas ao governo pela deputada federal Angela Guadagnin (PT).

No projeto enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso, na semana passada, está prevista a concessão de bolsas de estudo para os filhos de até 21 anos, no valor de R$ 400 mensais. No documento redigido no sábado, as famílias solicitam um aumento no valor da bolsa para R$ 600 e o fim do limite de idade.

"Esse valor foi feito baseado em uma pesquisa nas escolas da região", disse José de Oliveira, irmão de Rodolfo Donizetti de Oliveira, uma das 21 vítimas do acidente ocorrido no dia 22 de agosto em Alcântara (MA).

Os familiares querem também do governo dois terços do salário de cada vítima, por mês, até a data em que ela completaria 70 anos.

"Não queremos fazer leilão com o governo, porque não há nada que pague a falta dos nossos irmãos. Queremos apenas o que é de direito", disse Oliveira.

Os servidores públicos federais do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) decidiram em assembléia na última sexta-feira paralisar suas atividades amanhã, em razão de um projeto de lei que trata de reajustes nas gratificações da categoria.

Leia mais
  • Foguete já tinha enfrentado pane elétrica
  • Impacto ou descarga pode ter incendiado VLS-1
  • Acidente não afeta centro de lançamento de Alcântara, diz Amaral

    Especial
  • Veja galeria com fotos do desastre no centro de lançamento
  • O programa espacial brasileiro deve continuar apesar do acidente?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página