Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2003 - 13h07

Canadá aprova projeto de lei contra clonagem humana

Publicidade

da Folha Online

A Câmara dos Comuns do Canadá aprovou um projeto de lei que proíbe a clonagem humana e a venda de esperma humano. O documento agora deve ser apreciado pelo Senado.

O projeto de lei, adotado com 149 votos a favor e 109 contra, contempla a possibilidade de pesquisas científicas sobre células-tronco provenientes de embriões congelados não utilizados por casais inférteis.

Sociedades científicas do mundo inteiro, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC), lançam há cerca de um mês um manifesto que recomenda o banimento da clonagem de seres humanos. As 63 entidades pedem, porém, que seja permitida a chamada clonagem terapêutica, usada na pesquisa de tratamentos para doenças degenerativas, como o mal de Parkinson.

O primeiro tipo de técnica, chamado de clonagem reprodutiva, é o mesmo empregado para produzir a ovelha Dolly. Tira-se o núcleo de um óvulo, que é fundido com o núcleo de uma célula de animal adulto, resultando num embrião com genes idênticos ao do doador da célula madura.

O documento é uma tentativa de barrar a proibição simultânea da clonagem terapêutica. Isso poderá ocorrer a partir do dia 29, quando se reúne a Comissão sobre Clonagem da ONU.

Em comum com a reprodutiva, a clonagem terapêutica tem apenas a técnica de transferência de núcleo. O embrião obtido não passa da fase de blastocisto, a bola de uma centena de células que se desenvolve até o quinto ou sexto dia depois da fusão celular.

Com Agência Lusa

Leia mais
  • Manifesto pressiona ONU pelo fim da clonagem reprodutiva
  • Academia quer clonagem de volta à pauta do Senado
  • EUA têm mais de 400 mil embriões humanos congelados
  • Saiba mais sobre o processo de clonagem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página