Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2004 - 18h32

Sonda Spirit envia suas primeiras imagens coloridas de Marte

Publicidade

da France Presse, em Pasadena (EUA)

A sonda Spirit enviou nesta segunda-feira à Terra suas primeiras fotografias em cores de Marte, feitas por uma câmera panorâmica que abrirá à Nasa uma janela no planeta vermelho, permitindo obter novas imagens de sua superfície.

No entanto a única amostra até agora divulgada pela agência espacial norte-americana foi uma pequena parte de uma grande fotografia que ainda está na memória do robô MER-A, que chegou ao solo marciano ontem. A foto mostra a cor avermelhada da superfície do planeta e, segundo a Nasa, deve chegar por completo à Terra durante a madrugada desta terça-feira.

"Temos recebido as imagens com êxito, elas estão na memória do robô e agora devemos carregá-las", explicou Steve Squyres, responsável científico da missão Mars Exploration Rover.

No total, a câmera panorâmica da Spirit deve tirar 75 fotos, cada uma delas feita cinco vezes com um filtro diferente, para permitir obter uma cor de alta definição, oferecendo uma visão de 360 graus.

O conjunto dessas imagens pode demorar "até uma semana" para ser recebido na Terra, informou James Bell, um dos membros da equipe que cuida desses dados no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa em Pasadena, na Califórnia (EUA).

Após sua chegada no domingo, o robô MER-A enviou imagens em preto-e-branco de baixa definição feitas com suas câmeras de navegação, oferecendo a primeira idéia do solo rochoso onde pousou, a cratera de Gusev, 15 graus ao sul do equador marciano.

A Nasa estudou novamente essas imagens hoje. Elas se apresentam em três dimensões visíveis com óculos de filtros vermelho e azul, oferecendo aos pesquisadores uma idéia melhor dos objetivos da exploração.

As imagens mais esperadas são as da câmera panorâmica Spirit, composta de duas lentes guiadas por um braço telescópico em posição vertical, que formam os "olhos" do robô. Esta câmera ajudará os cientistas a eleger os solos e rochas a serem estudados, assim como a possibilidade de distinguir novas regiões para as quais vão os robôs. A resolução da câmera é mais de três vezes superior à da missão Pathfinder de 1997, durante a qual o mini-robô Sojourner se locomoveu alguns metros sobre o solo de Marte.

Outro objetivo fundamental cumprido sem problemas nas últimas horas foi a decolagem da antena de largo alcance da Spirit, permitindo transmitir dados diretamente para a Terra e não por meio dos satélites em órbita marciana, a uma velocidade superior aos 11 Kbps --cerca de cinco vezes inferior à de um modem comum que conecta o computador à internet pela linha discada.

Este meio de comunicação se une à antena UHF, já operando no local, que permite ao robô transmitir informação em maior velocidade 128 kbps através dos satélites norte-americanos Mars Global Surveyor e Mars Odyssey, quando estes passam sobre a localização da Spirit durante alguns minutos por dia.

A sonda Spirit está no momento a 40 centímetros do solo, sobre uma plataforma que a protege desde sua chegada a Marte. Ela vai dedicar mais de uma semana aos primeiros passos em solo marciano.

Leia mais
  • Começa missão norte-americana para explorar Marte
  • Robôs da Nasa enviados a Marte são "geólogos com rodas"

    Especial
  • Veja as primeiras imagens de Marte enviadas pela missão dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página