Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2005 - 12h35

Tsunami poderá ocorrer no Atlântico nos próximos 10 mil anos

Publicidade

da Agência Lusa, em Londres (Reino Unido)

Um tsunami gigante com ondas de até cem metros poderá ocorrer no Oceano Atlântico nos próximos 10 mil anos, segundo o conselheiro científico do governo britânico, David King, citado hoje em um artigo do jornal "Independent".

Segundo o estudo mencionado por King, o epicentro do fenômeno será o vulcão Cumbre Vieja, no arquipélago das Canárias. Uma erupção que ocorreu em 1949 criou uma fratura de 2 km na ilha de La Palma, e um bloco de cerca de 500 bilhões de toneladas pode deslizar para o oceano em alguns milhares de anos.

O desmoronamento causaria ondas que atingiriam as costas do Atlântico com 50 a 100 metros de altura.

"As ondas que atingirem a costa da Flórida terão uma altura entre 20 a 25 metros", prevê o estudo, assinado por dois geofísicos de reputação, o norte-americano Steven Ward, da Universidade de Santa Cruz (Califórnia), e o britânico Simon Day, do University College.

O tsunami atingiria a costa leste dos EUA em doze horas. No Brasil, o Nordeste seria mais afetado, e as ondas chegariam em cerca de sete horas.

"A atividade do Cumbre Vieja em 1949 provocou um movimento, no seu flanco ocidental, de um bloco [equivalente a cerca de 500 km³] e é provável que ele possa desmoronar a qualquer momento nos próximos 10 mil anos", explica King.

Leia mais
  • Só áreas turísticas recebem ajuda, dizem tailandeses
  • Brasil envia segunda carga de mantimentos para a Ásia
  • Criança tailandesa sobrevive a maremoto e é seqüestrada

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página