Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 12h05

Atividade solar sofre intensificação, diz Nasa

Publicidade

da Folha Online

Nasa
Nas últimas semanas, a atividade solar intensificou-se, afirma a Nasa (Agência Espacial Norte-americana). Explosões em uma região do astro --um fenômeno considerado comum-- produziu fortes CMEs (ejeção de massa coronal) no espaço.

Quinze dessas ejeções foram classificadas como flares [chama brilhante e incerta] de média intensidade, enquanto outras cinco atingiram a mais alta classificação. Este último grau designa flares grandes e importantes para o planeta, que podem desencadear a suspensão de atividades eletromagnéticas.

Cientistas acreditam que as CMEs tenham a energia mais alta registrada desde 1989. Naquela ocasião, essa força vinda da coroa solar causou a queda da rede elétrica no Canadá.

Os especialistas não acreditam que elas causem danos desse tipo, mas é possível que a radiação penetre com mais facilidade em naves espaciais, por exemplo.

Segundo a Nasa, entre 2000 e 2001 o Sol passou por um período de intensa atividade. O momento atual marca um ciclo mais calmo. No entanto, dentro desse período já houve algumas surpresas como uma "tempestade solar", formada por flares de alta intensidade, em meados do ano passado.

Leia mais
  • Aquecimento global pode ser irreversível em dez anos, diz estudo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atividade solar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página