Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2005 - 09h51

Tripulação está de volta à Flórida para decolagem do Discovery

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A tripulação do ônibus espacial Discovery, comandada pela americana Eileen Collins, mais uma vez tomou um avião para ir de Houston, no Texas, até a Flórida, de onde será enviada ao espaço, se tudo correr bem, na próxima terça-feira.

A missão originalmente deveria ter ocorrido duas semanas antes, mas foi adiada devido a um problema detectado de última hora num dos sensores de combustível do tanque externo da nave. Técnicos da Nasa passaram um bom tempo analisando o defeito, mas não conseguiram encontrar sua causa.

A principal suspeita recaiu sobre algum problema do sistema de cabeamento da nave ao chão, durante a preparação do veículo. Mesmo sem a confirmação, a agência espacial americana decidiu prosseguir com o lançamento. A contagem regressiva começa hoje, e o vôo deve acontecer às 11h39 de terça-feira.

É o primeiro vôo de um ônibus espacial desde o acidente com o Columbia, que se desintegrou na atmosfera durante o retorno à Terra em 1º de fevereiro de 2003, matando os sete astronautas a bordo. Além de testar os novos procedimentos de segurança da Nasa, a missão irá retomar a construção da ISS (Estação Espacial Internacional).

Leia mais
  • Nasa prepara lançamento do Discovery e já trabalha na Atlantis
  • Nasa tentava corrigir falha do Discovery desde abril
  • Nasa adia lançamento do ônibus espacial Discovery

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página