Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2005 - 15h05

Tripulantes do Discovery concluem caminhada com sucesso

Publicidade

da EFE, em Moscou

Os tripulantes do Discovery regressaram nesta segunda-feira ao ônibus espacial após concluir com sucesso a segunda caminhada feita em menos de 48 horas, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.

"O japonês Soichi Noguchi e o americano Steve Robinson cumpriram a missão planejada, em particular a troca do equipamento que controla a orientação da ISS (Estação Espacial Internacional)", disse o centro.

Os dois astronautas, que abriram a escotilha da Discovery às 08h42 GMT (05h42 de Brasília), 28 minutos mais tarde do que a hora prevista, regressaram do espaço às 19h56 GMT (14h56 de Brasília), após mais de 7 horas de caminhada.

Eles desmontaram um dos quatro giroscópios da ISS (o equipamento deixou de funcionar em 2002) e instalaram um novo no segmento norte-americano da estação espacial. Os giroscópios são instrumentos indispensáveis à orientação e à estabilidade do engenho espacial.

A ISS precisa ter uma orientação adequada e estável com relação ao Sol para recarregar seus painéis de baterias solares, que, por sua vez, geram a energia elétrica necessária ao funcionamento de quase todos os sistemas a bordo.

Leia mais
  • Plano para o resgate do Discovery é muito perigoso
  • Astronautas do Discovery começam segunda caminhada espacial
  • Nasa reconhece erros e estuda a volta da Discovery
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página