Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2005 - 16h11

Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery

Publicidade

da EFE, em Washington

A Nasa comunicou nesta quinta-feira aos astronautas do Discovery que não será necessário outro conserto da nave em órbita, e que o ônibus espacial está em boas condições para retornar à Terra na próxima segunda-feira.

"Temos boas notícias", comunicou o controle de missão, no Centro Espacial Johnson de Houston (Texas), à comandante do Discovery, Eileen Collins. "A nave está em boas condições para o retorno à Terra. Não há problema", acrescentou.

"A equipe analisou toda a informação, incluindo os testes no túnel de vento", acrescentou o controle de missão, que disse que por isso não será necessário um quarto conserto em órbita.

"É uma notícia muito boa", respondeu o astronauta japonês Soichi Noguchi diretamente da nave, que cumpria sua 145ª órbita acoplada à estação internacional Alfa, a 385 quilômetros da Terra.

Problemas

As dúvidas surgiram após a descoberta de um pedaço de material de isolamento térmico de aproximadamente 33 centímetros de comprimento, que aparece perfurado perto da janela de esquerda da cabine da nave.

Alguns especialistas afirmaram que o fragmento poderia se soltar quando a nave reintegrar-se à atmosfera, a uma velocidade de 27.000 Km/h.

A Nasa chegou a considerar a possibilidade de os astronautas Stephen Robinson e Noguchi, que já completaram mais de 20 horas em três jornadas de trabalho fora da nave, realizarem uma quarta saída para o conserto.

Esta missão do Discovery é a primeira de uma nave espacial desde 1º de fevereiro de 2003, quando o Columbia se desintegrou quando retornava à Terra, matando sete astronautas.

A investigação sobre a catástrofe determinou que uma ruptura da cobertura isolante da nave --causada por pedaços de espuma que se soltaram do tanque de combustível no lançamento-- permitiu a entrada de gases superaquecidos que desintegraram o Columbia.

O Discovery é a primeira nave americana a visitar a estação internacional Alfa desde outubro de 2002, quando o Endeavour levou provisões e uma tripulação de substituição.

Leia mais
  • Erramos: Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery
  • Conserto do Discovery é realizado com sucesso
  • Nasa manda astronauta reparar ônibus espacial Discovery
  • Tripulantes do Discovery concluem caminhada com sucesso

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página