Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 14h53

Pontes enfrenta desconforto e jantar frio durante viagem

Publicidade

da Efe, em Moscou

O primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos Pontes, viaja na nave russa Soyuz TMA-8 em um ambiente pouco confortável e dividindo jantares frios com seus colegas, até a sua chegada na madrugada deste sábado à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).

"Durante os dois dias do vôo de ida, os astronautas podem experimentar sensações desagradáveis e sentir um pouco de frio, mas há comida de sobra", disse Alexander Agureyev, diretor do Instituto de Biologia Espacial da Rússia.

AP Photo
Pontes ficará nesta posição por dois dias, até chegar à ISS
Pontes ficará nesta posição por dois dias, até chegar à ISS
A maioria dos astronautas acaba perdendo o apetite nesta etapa da missão. Mas a despensa da Soyuz contém mantimentos suficientes para cada um comer até quatro vezes por dia, informou Aguréyev. "É uma comida especial, que não é aquecida", disse. O cardápio do astronauta brasileiro inclui frango, presunto, queijo, sucos, chocolate, cereais, ameixas e outras frutas secas.

"Muitos não comem nada, porque é difícil se adaptar à baixa gravidade", disse o cosmonauta russo Gennadi Pádalka, que está no CCVE, na cidade de Korolióv, ao nordeste de Moscou, acompanhando o vôo da Soyuz.

Movimentos

Pontes e seus companheiros de viagem, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, podem sentir mal-estar enquanto se adaptam à ausência de gravidade, continuou Aguréyev, segundo a agência Itar-Tass.

"Pontes está se adaptando às condições do vôo orbital e o seu estado geral é satisfatório", disse o analista no CCVE (Centro de Controle de Vôos Espaciais) da Rússia, perto de Moscou.

Ele acrescentou que os médicos recomendaram aos astronautas o mínimo de movimentação possível. O brasileiro deverá evitar os movimentos bruscos de cabeça e, principalmente, o esforço físico. "O objetivo é evitar ao máximo forçar o sistema circulatório", explicou.

O espaço na nave russa é apertado. Os três astronautas já puderam tirar os trajes espaciais, mas não têm espaço para se levantar --eles só se movimentam em seus assentos.

Vinogradov, o comandante da missão, informou que à 0h48 desta sexta-feira (horário de Brasília), quando a Soyuz TMA-8 deu a sua 18ª volta em torno da Terra, a segunda manobra para correção de trajetória foi executada com sucesso. O procedimento é indispensável para acoplar a nave à ISS. Vinogradov disse também que as atividades de navegação de rotina estão sendo cumpridas normalmente.

Leia mais
  • Filha de Marcos Pontes quer ser astronauta
  • "É orgulho que não tem tamanho", diz irmão de astronauta
  • Astronauta brasileiro inicia viagem ao espaço
  • Saiba mais sobre Marcos Pontes, o 1º astronauta brasileiro

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página