Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2006 - 20h04

Viagem de astronauta brasileiro segue tranqüila, diz Nasa

Publicidade

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) afirmou que a viagem do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, segue tranqüila e dentro do cronograma. Às 17h30, a nave russa Soyuz TMA-7 --que trará o brasileiro e dois colegas de volta à Terra-- se desacoplou da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), dando início ao processo de retorno.

Reuters/Nasa
Pontes e colegas na Soyuz TMA-7, pouco antes de iniciar a viagem de retorno à Terra
Pontes e colegas na Soyuz TMA-7, pouco antes de iniciar a viagem de retorno à Terra
O horário de aterrissagem estava previsto para as 20h56, segundo a agência Brasil. No entanto, logo depois da desacoplagem a Nasa anunciou que a nave espacial deverá pousar às 20h48 deste sábado (horário de Brasília). A aterrissagem deve acontecer em uma área de 60 km a 80 km de raio em torno da cidade cazaque Arkalyk.

Antes de entrar na nave espacial, o brasileiro Pontes, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur se despediram dos astronautas Pavel Vinogradov (Rússia) e Jeffrey Williams (EUA) --estes dois últimos, que acompanharam o brasileiro na viagem de ida, ficarão na ISS por pelo menos seis meses.

Um forte esquema de resgate está montado, para que os astronautas possam ser retirados da Soyuz quando chegarem à Terra. "A equipe é composta por nove helicópteros russos MI-8. Também estão preparados três carros especiais capazes de andar até na Lua. Eles serão usados caso os helicópteros não consigam descer no local do pouso", afirmou o general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).

A nave russa tem um sinalizador que deixará um rastro no céu, como acontece com a passagem de cometas. A idéia é que este "farol" ajude a equipe de resgate na localização da cápsula.

Pontes chegou à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) na madrugada do último sábado (1º) --durante os dias em que permaneceu no local, realizou oito experimento científicos.

Exames

Os especialistas vão seguir a nave Soyuz desde sua entrada na atmosfera, retirar os astronautas da nave depois do pouso e colocá-los em uma tenda médica portátil, onde serão examinados --o brasileiro Luís Cláudio Lutiis, médico de Pontes, fará parte da equipe.

Após a saída da cápsula, os astronautas demoram algum tempo para se acostumar com a gravidade. "Parece que você está sendo puxado para o chão, os olhos giram um para cada lado e as pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé", disse o general Korzun.

Cerca de duas horas após a chegada, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde concedem uma entrevista coletiva. Na seqüência, embarcam em um avião militar russo rumo à Moscou.

Com agência Brasil

Leia mais
  • Nave com astronauta brasileiro inicia viagem de retorno à Terra
  • Astronauta brasileiro fala sobre ansiedade da volta à Terra
  • Brasil quer treinar segundo astronauta, diz AEB
  • Nasa pode dispensar brasileiro após missão espacial

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página