Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2006 - 10h59

Pontes se protegeu do azar com foto de Gagarin e cruz ortodoxa

Publicidade

da France Presse, na Rússia

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e seus companheiros da tripulação Nº 13 da Estação Espacial Internacional (ISS) afirmam que se protegeram de qualquer tipo de azar levando a bordo uma foto de Yuri Gagarin e uma cruz ortodoxa.

"Nossa expedição tinha o número 13 e havia um eclipse solar na véspera de nossa partida", contou Pontes nesta terça-feira, dois dias depois de sua volta do espaço, durante uma entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde treinou durante vários meses antes de seu vôo.

Apesar das superstições, o vôo foi bem sucedido e todos os objetivos foram cumpridos. "Em maio passado, eu passeava pela Praça Vermelha de Moscou e comprei uma camiseta com uma foto de Gagarin. Decidi levá-la a bordo da Estação Espacial Internacional e isso me trouxe felicidade", afirmou, referindo-se a Yuri Gagarin, o astronauta soviético que foi o primeiro ser humano a viajar ao espaço.

"Também havia uma foto de Gagarin pendurada dentro da estação. O olhar de Gagarin nessa foto acalmava nossas preocupações", explicou.

"E também colocamos uma cruz (ortodoxa) a bordo da estação. Ela foi oferecida à tripulação da expedição Nº 13 pelo Patriarca (ortodoxo russo Alexis II). Podemos dizer que nossa estação estava abençoada", afirmou, por sua vez, o astronauta russo Valery Tokarev, que acompanhou Pontes de volta a Terra.

Pontes, 43, oficial da Força Aérea e protagonista do primeiro e histórico vôo de um brasileiro ao espaço, permaneceu oito dias a bordo da ISS depois de ter partido da base de Baikonur, no Cazaquistão, em 30 de março.

Marcos Pontes, Valery Tokarev e seu colega americano William MacArthur retornaram sem problemas no domingo passado nas estepes do Cazaquistão. O regresso a Terra coincidiu, com poucos dias de diferença, com o 45º aniversário do primeiro vôo de um ser humano ao espaço, o de Gagarin, a bordo da nave Vostok, em 12 de abril de 1961.

Leia mais
  • Astronauta brasileiro enfrenta período de readaptação em Moscou
  • Após dez dias no espaço, astronauta brasileiro volta à Terra
  • Estado de saúde de astronautas é "muito bom", diz Nasa
  • Sorridente, Marcos Pontes deixa a nave espacial Soyuz

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página