Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 19h03

Senado americano aprova pesquisas com células-tronco embrionárias

Publicidade

da Efe, em Washington

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que amplia o uso de fundos federais para as pesquisas com células-tronco embrionárias, que enfrenta, no entanto, um veto já declarado do presidente do país, George W. Bush.

Com 63 votos a favor e 37 contra, os senadores aprovaram a medida "HR810", uma das três propostas levadas ao plenário do Senado sobre as pesquisas com células-tronco para o tratamento de dezenas de doenças crônicas e degenerativas.

O projeto amplia o financiamento federal de pesquisas com células-tronco derivadas do excedente de embriões utilizados em clínicas de fertilidade.

A medida, introduzida pelo republicano Arlen Specter e pelo democrata Tom Harkin, conta com o apoio de 591 organizações científicas, universitárias e grupos que defendem os direitos dos pacientes, mas Bush prometeu vetá-la tão logo chegue a seu escritório, possivelmente na quarta.

A Casa Branca apóia outras duas medidas aprovadas pelo Senado porque fomentam as pesquisas científicas com células-tronco sem a destruição de embriões.

Uma, aprovada com unanimidade pelos 100 senadores, proíbe a criação de embriões para uso exclusivo dos cientistas. A outra, também aprovada por unanimidade, autoriza fundos federais para pesquisas científicas com células-tronco sempre que não levem à destruição de embriões.

Antes da votação, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, enfatizou que Bush vetará o projeto HR810 porque "não quer a destruição da vida humana" e considera "inadequado que o Governo federal financie algo que muitos consideram um homicídio'.

Seria o primeiro veto de Bush em seus dois mandatos. Para anular o veto presidencial, o Congresso, ou seja, o Senado e a Câmara de Representantes (Baixa), precisariam do apoio de dois terços de todos os legisladores.

Leia mais
  • Bush deve barrar projeto de lei de pesquisas com células-tronco
  • Na Colômbia, paraplégico volta a andar após transplante de células-tronco

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página