Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 09h57

Chinês submetido a transplante de rosto se recupera bem

Publicidade

da Folha Online

O chinês submetido ao segundo transplante facial do mundo se recupera bem da cirurgia, realizada em 13 de abril. Li Guoxing, um caçador da minoria étnica Lisu, da província de Yunan (sudoeste), havia ficado desfigurado após o ataque de um urso em 2004.

Reuters
Li Guoxing horas antes da cirurgia e hoje
Li Guoxing horas antes da cirurgia e hoje
É a primeira cirurgia do gênero bem-sucedida no país. O transplante correspondeu a dois terços do rosto, região maior do que a implantada na francesa Isabelle Dinoire, 38, em novembro de 2005, no primeiro transplante facial do mundo.

O doador do rosto que foi implantado em Guoxing era um homem em estado de morte cerebral. A cirurgia ocorreu no hospital Xijing, da província de Xian, em Shaanzi, e durou 13 horas.

O hospital, ligado a uma universidade de medicina militar, começou a considerar a realização de transplantes de face em 2002. Dois anos depois, ativou uma unidade especial que realizou com sucesso experiências com animais, especialmente em coelhos. Li continuará seu tratamento de recuperação em casa.

Em novembro de 2005, a francesa Isabelle Dinoire, desfigurada por seu cão, foi submetida a um transplante parcial no hospital de Amiens (norte da França). Recebeu a boca, o nariz e o maxilar de outra pessoa.

Leia mais
  • Francesa que recebeu transplante de rosto recupera sensibilidade
  • Chinês com o rosto transplantado começa a sorrir
  • Hospital chinês realiza segundo transplante facial do mundo
  • Cirurgião pede autorização para cinco transplantes faciais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transplante de rosto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página