Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 16h45

Pioneiro espacial Wally Schirra morre aos 84 anos

Publicidade

da Reuters
da Folha Online

Wally Schirra, um dos membros do Mercury 7, grupo de astronautas que realizou os primeiros vôos da Nasa, faleceu nesta quarta-feira, aos 84 anos, informou a agência espacial americana.

Ele morava em um rancho perto de San Diego, na Califórnia, e sofria de câncer, disse o porta-voz da Nasa James Hartsfield.

AP/Nasa
O astronauta Wally Schirra posa ao lado de modelo da cápsula Mercury, em foto de 1962
O astronauta Wally Schirra posa ao lado de modelo da cápsula Mercury, em foto de 1962
Schirra foi também o único astronauta a participar de três missões tripuladas: Mercury, Gemini e Apollo.

Na missão do Mercury, em outubro de 1962, ele orbitou a Terra seis vezes. Em dezembro de 1965, a bordo do Gemini 6, ele e Thomas Stafford organizaram um "encontro" espacial com a nave Gemini 7.

A viagem de Schirra no Apollo 7, em outubro de 1968, foi o primeiro vôo depois da tragédia do Apollo 1, em 1967, quando três astronautas morreram queimados na cápsula espacial na plataforma de lançamento.

A missão de dez dias no Apollo 7 testou os procedimentos e equipamentos usados depois em vôos para a lua.

Nascido em New Jersey em 12 de março de 1923, Schirra era um piloto de testes da Marinha quando ingressou na Nasa, em 1959.

Os astronautas do Mercury 7 incluíram Schirra, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Deke Slayton, Alan Shepherd e Scott Carpenter. Eles se tornaram heróis nacionais nos EUA quando foram convocados pela Nasa para voar para o espaço, em meio à corrida espacial com a União Soviética, no auge da Guerra Fria.

15.out.2004/AP
John Glenn (esq.), Scott Carpenter e Schirra durante missa em memória de Gordon Cooper
John Glenn (esq.), Scott Carpenter e Schirra durante missa em memória de Gordon Cooper
Dos sete astronautas originais, apenas Glenn, 85, e Carpenter, 82, ainda estão vivos.

"Nós que herdamos o programa espacial estaremos sempre em dívida com ele [Schirra]", disse Michael Griffin, administrador da Nasa, em um comunicado.

Anedotas

Schirra era conhecido não apenas por sua competência como piloto e astronauta, mas também como contador de piadas e histórias.

Segundo a Nasa, uma de suas anedotas mais conhecidas surgiu dos constantes exames de fluidos corporais dos membros do Mercury 7, quando eles treinavam para ir ao espaço.

"Quando uma enfermeira insistiu que ele providenciasse uma amostra de urina, Schirra encheu uma jarra de cinco galões [cerca de 19 litros] com água quente, detergente e tintura de iodo e deixou-a sobre a mesa dela", contou a Nasa em um comunicado.

Schirra aposentou-se da Nasa em 1969 e trabalhou na CBS News, junto com o apresentador Walter Cronkite, quando eles relatavam as missões Apollo para a lua.

Leia mais
  • Cientista americano desenvolve novo método para estudar gelo em Marte
  • Nasa mostra imagens inéditas de Júpiter
  • Hubble comemora 17 anos com imagem de nascimento e morte de estrela
  • Nasa divulga imagens inéditas em 3D do Sol

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre missões espaciais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página