Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2007 - 08h20

Nasa não detecta danos na primeira inspeção da Discovery

Publicidade

da Efe, em Washington

Os astronautas da Nasa (agência espacial americana) não detectaram danos na Discovery, na primeira inspeção após o lançamento da nave, na terça-feira (23).

O diretor de vôo, Rick LaBrode, disse que uma primeira análise das imagens da nave, feitas com câmeras laser e digitais, não revela nenhum dano significativo. A avaliação definitiva das fotografias ainda levará alguns dias para ser divulgada.

A Nasa inspecionou detalhadamente o nariz e as asas do Discovery, partes da nave que experimentam maiores temperaturas ao voltar à atmosfera.

A agência espacial disse que quer assegurar que a camada protetora não sofreu danos similares aos do Columbia, que provocaram a desintegração da nave há quatro anos na volta à Terra.

A Discovery fará um giro para trás antes de acoplar na ISS (Estação Espacial Internacional), nesta quinta-feira (25), para que seus tripulantes possam observar de perto possíveis danos na nave.

Antes do lançamento, um grupo de especialistas da Nasa tinha recomendado que a nave não saísse por causa da aparição de fissuras debaixo de três painéis de proteção térmica em uma das asas.

Canção

No primeiro dia da nave no espaço, ontem, o controle de missão no Centro Espacial de Houston acordou os tripulantes às 2h38 de Brasília, com a música "Lord of the Dance", de John Longstaff, escolhida para a comandante da missão, Pamela Melroy.

"Bom dia, Discovery!", cumprimentou de Houston a astronauta Shannon Luzi. "E um bom dia especialmente para você, Pam. Bem-vindos todos ao primeiro dia completo da missão STS-120".

"Obrigada, Shannon. Essa era uma das minhas canções favoritas", respondeu Melroy, a segunda mulher a comandar uma missão da Nasa.

O Discovery e seus tripulantes devem chegar à ISS por volta das 10h30 de Brasília desta quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página