Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2001 - 11h05

Cientistas dos EUA e do Japão ganham Nobel de Química 2001

da France Presse, em Estocolmo (Suécia)

O Prêmio Nobel de Química de 2001, que foi anunciado na manhã de hoje, foi atribuído a dois cientistas norte-americanos e um japonês, que desenvolveram trabalhos sobre o desenvolvimento da síntese assimétrica catalítica, técnica aplicada no desenvolvimento de novos remédios e materiais.

Os resultados das pesquisas realizadas pelo japonês Ryoji Noyoi e pelos norte-americanos William S. Knowles K. Barry Sharpless são aplicados em uma ampla gama de sínteses industriais de produtos farmacológicos, como os antibióticos, os antiinflamatórios e os cardiotônicos.

De acordo com a Real Academia de Ciências da Suécia, entidade que oferece o Prêmio Nobel, Knowles e Noyori são recompensados por "seus trabalhos sobre as reações de hidrogenação catalisada por quiralidade" e Sharpless "por seus trabalhos sobre as reações de oxidação catalisada por quiralidade".

Os três ciêntistas dividirão o prêmio de US$ 1 milhão que é oferecido pela Real Academia de Ciências da Suécia.

Durante toda a semana, a Real Academia de Ciências da Suécia está anunciado os premiados com o Nobel 2002. Confira os vencedores dos prêmios de Medicina e Física.

Leia mais

  • Confira os vencedores dos últimos 10 anos

  • Veja perfil dos vencedores do Nobel

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página