Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2002 - 19h41

Veja as diferenças entre o acordo de Kyoto e a proposta de Bush

da Folha de S.Paulo

Confira as duas políticas para a redução do efeito estufa: o Protocolo de Kyoto, assinado em 97 por 177 países, e a alternativa apresentada hoje pelo presidente norte-americano, George W. Bush.

PROPOSTA DOS EUA

Objetivo:

- Reduzir a taxa de crescimento das emissões de gases-estufa do país em 18% nos próximos dez anos.

Meios:

- Ligar as emissões de gases-estufa (especialmente o gás carbônico) ao crescimento do PIB, passando de 183 toneladas por milhão de dólares em 2002 para 151 toneladas em 2012.

- Criar um registro ambiental voluntário das empresas, concedendo incentivos fiscais a quem investir na adoção de tecnologias mais limpas. Isso inclui a criação de um fundo de cinco anos.

- Aumentar os fundos para atividades relacionadas a mudanças climáticas, inclusive pesquisa científica. Em 2003, o Orçamento dos EUA deverá destinar US$ 4,5 bilhões para esse fim.

PROTOCOLO DE KYOTO

Objetivo:

- Reduzir as emissões de gases-estufa (especialmente o gás carbônico) dos países industrializados em 5,2%, em relação aos níveis de 1990, até 2012

Meios:

- Os países devem formular políticas nacionais de aumento da eficiência energética e substituição de fontes de energia, trocando os combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) por energias alternativas (hidrelétrica, solar e eólica)

- Dentro de um limite, permite-se que um país desenvolvido compre "créditos-carbono" de outro que já tivesse cumprido a meta de redução de emissões

- Esses créditos, a serem descontados do inventário das emissões de cada país, também poderiam ser adquiridos por meio de investimento em projetos de eficiência energética e energia alternativa em países subdesenvolvidos _o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Leia mais

  • Bush anuncia plano "light" para reduzir efeito estufa

  • Ambientalistas consideram proposta inócua

  • Entenda a questão do Protocolo de Kyoto

  • Gabinete italiano aprova o Protocolo de Kyoto

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página