Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2003 - 15h20

Premiê de Israel decreta luto por morte de astronauta israelense

da Folha Online

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, declarou hoje luto oficial no país por causa da morte do astronauta Ilan Ramon, o primeiro israelense a ir para o espaço.

Ramon era um dos sete integrantes da tripulação do ônibus espacial Columbia, que se desintegrou hoje sobre o Estado do Texas, EUA, durante o reingresso à atmosfera terrestre. Sua esposa e seus quatro filhos encontram-se nos Estados Unidos.

Os astronautas participavam de uma missão científica da Nasa (agência espacial norte-americana), de 16 dias, na órbita da Terra.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve ligar para Sharon ainda hoje para expressar pêsames pelo acidente.

Choque

Os israelenses viam chocados hoje as imagens na televisão que mostravam o ônibus espacial Columbia se desintegrando sobre o Texas minutos antes do pouso.

O fato de um astronauta israelense ir ao espaço foi bastante celebrado e causou orgulho nos israelenses.

As redes de televisão de Israel, que se preparavam para transmitir o pouso, passaram a transmitir boletins ao vivo dos Estados Unidos a partir do momento em que a agência espacial Nasa perdeu contato com o Columbia.

Muitos israelenses pararam durante a divulgação das notícias no shabat, dia de descanso judaico. Um grupo que se reuniu para jogar tênis em Tel Aviv reuniu-se ao redor de monitores de televisão e expressou desesperança.

"Foi muito sério. Estou em choque", disse Hezi Yitzhaki. "Foi uma celebração para o país e está terminando de maneira tão trágica. Todo o país estava orgulhoso por ele. Já estamos em um estado tão ruim".

No sábado, o Canal 1 da televisão de Israel transmitiu as palavras que Ramon disse na véspera do vôo. "A rota para o objetivo é mais importante que o objetivo", disse Ramon. "Vamos para o objetivo, mas vamos aproveitar o caminho também".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ônibus espacial se desintegra sobre EUA
  • Conheça os sete astronautas que morreram
  • Astronautas conduziram 80 testes no espaço

    Especial
  • Veja animação do acidente
  • Veja galeria de fotos do Columbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página