Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2003 - 16h19

Falha no sistema de resfriamento pode ter derrubado o Columbia

da Folha Online

O acidente com o ônibus espacial Columbia, com sete astronautas a bordo, hoje no Texas (sul dos Estados Unidos) pode ter sido causado por uma falha no sistema de proteção contra o aquecimento, disse o especialista alemão Heinz-Hermann Kölle.

"É o que fazem crer as imagens" transmitidas pela rede de TV norte-americana CNN, disse o ex-professor de astronomia da Universidade Técnica de Berlim, entrevistado pelo canal alemão N-TV.

O ônibus caiu no Estado do Texas, após a agência perder o contato com os astronautas às 14h (12h em Brasília), 16 minutos antes do horário programado para seu pouso no cabo Canaveral, na Flórida. O Columbia teria se desintegrado durante a entrada na atmosfera, a 6.000 quilômetros de altitude.

Vinte minutos antes de aterrissar, o transportador teve de passar de uma velocidade de oito quilômetros por segundo a uma de 300 metros por segundo, segundo Kölle.

Trata-se do momento mais perigoso do regresso à Terra, por causa do calor provocado por esta repentina desaceleração, acrescentou Kölle, que exerceu parte de sua carreira nos Estados Unidos (1955-65).

Na sua opinião, os sete tripulantes morreram dez segundos depois do acidente.

Ontem o responsável pelo regresso do ônibus espacial à atmosfera, Leroy Cain, havia sido consultado sobre possíveis danos na proteção térmica da aeronave.

Durante sua decolagem, em janeiro, uma placa de isolamento térmico se desprendeu da fuselagem. No entanto, a Nasa afirmou que o incidente não comprometeria a missão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ônibus espacial se desintegra sobre EUA
  • Conheça os sete astronautas que morreram
  • Astronautas conduziram 80 testes no espaço

    Especial
  • Veja animação do acidente
  • Veja galeria de fotos do Columbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página