Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2003 - 16h44

Duas equipes investigarão causa do acidente com o Columbia

da Folha Online

Sean O'Keefe, administrador da Nasa (agência espacial dos EUA), disse hoje, em coletiva de imprensa sobre a explosão do ônibus espacial Columbia, que duas equipes, uma federal e outra independente, investigarão a causa do acidente.

O Columbia sofreu um acidente sobre o Estado do Texas, EUA, nesta manhã, durante os procedimentos de aterrissagem após 16 dias de missão na órbita terrestre. Toda a tripulação, formada por seis americanos e um israelense, morreu.

O'Keefe afirmou que, logo após a agência espacial ter perdido o contato com o ônibus espacial, ele avisou o presidente norte-americano, George W. Bush, e o chefe do departamento de Segurança Interna, Tom Ridge, sobre o ocorrido.

Após a perda de contato com a aeronave, a equipe da Nasa passou uma hora e meia analisando detalhadamente as últimas informações recebidas.

Não há indicações de que o acidente tenha sido causado por algo ou alguém em terra, disse O'Keefe.

Ele pediu que ninguém toque nas partes da aeronave que caíram no Texas e que as pessoas informem as autoridades sobre o assunto.

O'Keefe pediu ainda que a imprensa respeite a privacidade e a dor das famílias dos sete tripulantes. "Esse era um grupo extraordinário, que acreditava no que fazia", disse o administrador.

O administrador associado da Nasa, Bill Readdy, disse que ainda é cedo para determinar ou especular a causa do acidente. "Vamos tentar juntar todas as peças do quebra-cabeças", afirmou Readdy.

"A tripulação era totalmente dedicada. Temos de saber o que aconteceu e não deixar que o sacrifício deles seja em vão."

Leia mais
  • Ônibus espacial se desintegra sobre EUA
  • Conheça os sete astronautas que morreram
  • Astronautas conduziram 80 testes no espaço

    Especial
  • Veja animação do acidente
  • Veja galeria de fotos do Columbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página