Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2003 - 14h03

Rússia suspende o envio de turistas espaciais à ISS

da Folha Online
da France Presse

A Rússia decidiu suspender temporariamente o envio de turistas espaciais para a Estação Espacial Internacional (ISS) depois do acidente da nave Columbia, declarou hoje o porta-voz da Rosaviakosmos (agência espacial russa), Serguei Gorbunov.

"Não temos a intenção de acabar com os vôos de turistas, mas suspendemos os lançamentos comerciais por um prazo indeterminado", disse Gorbunov, citado pela agência de notícias "Interfax".

O advento dos vôos turísticos, que rendem "somas consideráveis" à Rússia, dependerá da decisão dos Estados Unidos de retomarem ou não os vôos das naves, suspensos por causa do acidente da Columbia, no qual morreram sete astronautas.

A Rosaviakosmos já levou ao espaço dois turistas: o norte-americano Dennis Tito, em abril de 2001, e o sul-africano Mark Shuttleworth, em abril de 2002. Cada um deles pagou US$ 20 milhões para viajar à ISS.

O próximo "turista espacial" seria o cantor Lance Bass, integrante do grupo N'Sync, que está em treinamento. Porém, a data não havia sido definida após ele atrasar o pagamento.

Leia mais
  • Investigação de acidente começa nos EUA
  • Ônibus espacial se desintegra sobre EUA
  • Conheça os sete astronautas que morreram

    Especial
  • Veja animação do acidente
  • Veja galeria de fotos do Columbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página