Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2003 - 17h30

Cientista dos EUA diz ter identificado vírus causador da Sars

da Folha Online

Cientistas acreditam ter identificado o vírus causador da pneumonia asiática, doença respiratória que já matou centenas de pessoas em todo o mundo: um novo tipo de coronavírus, da mesma família dos vírus da gripe, segundo a publicação New England Journal of Medicine.

Com a descoberta, os laboratórios podem se concentrar no desenvolvimento de diagnósticos que possam identificar de forma mais simples e rápida se um paciente está infectado com a Sars (sigla inglês para síndrome respiratória aguda severa).

Na publicação, o doutor Larry Anderson, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, afirma ter realizado testes com amostras de sangue de pacientes de seis países afetados pela pneumonia.

"Dezenove dos pacientes com Sars foram infectados pelo novo coronavírus", disse o médico norte-americano. "Um vírus com [sequência] genética idêntica também foi detectado em um paciente com Sars no Canadá."

Anderson diz que o vírus deveria ganhar o nome do doutor Carlo Urbani, em homenagem ao médico da OMS (Organização Mundial da Saúde) que morreu no mês passado depois de tratar, no Vietnã, os primeiros infectados.

Segundo informações da OMS, a pandemia já matou 106 pessoas e já infectou mais de 2.700 em 16 países. As características clínicas da doença são febre alta, tosse seca e outros sintomas semelhantes aos da gripe comum. Cerca de 4% dos pacientes infectados morrem.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a pneumonia asiática
  • Sars deixa Hong Kong à beira de colapso
  • Jornalista internada em SPdeixa hospital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página