Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2008 - 10h07

Confira como cultivar alguns brotos e conheça principais tipos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Separe uma travessa de vidro ou plástico, de preferência larga e não muito profunda, que permita a entrada de ar.

Coloque os grãos levemente molhados no recipiente e cubra-o com um guardanapo.

A temperatura deve ser ambiente, de 25 a 30 graus. Recomenda-se lavar as sementes duas vezes por dia, para retirar os resíduos que o próprio grão libera. Quando as primeiras folhas aparecerem, os brotos já estão prontos para o consumo.

Dica: os brotos também podem ser consumidos com diversos tipos de sucos. Uma sugestão é misturar 100g do alimento em um copo de suco de laranja.

Pedro Azevedo/Folha Imagem
O oriental broto de feijão, também conhecido como moyashi, muito usado em saladas
O oriental broto de feijão, também conhecido como moyashi, muito usado em saladas

Os principais tipos

Broto de feijão (moyashi)

É bastante utilizado na culinária japonesa (em sopas e no yakissoba) e na chinesa (como recheio dos rolinhos primavera e nos refogados). Apresenta considerável teor de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes. Possui também vitaminas e minerais e baixo teor lipídico.

Broto de bambu

De consistência crocante e levemente ácido, pode até substituir o palmito em saladas, recheios, refogados, caldos ou sopas. É rico em fibras, proteína vegetal, cálcio, fósforo, vitaminas B1, B2, e C. Também ajuda na digestão, estimulando os movimentos peristálticos do estômago e intestino.

Broto de alfafa

Um dos alimentos mais ricos em minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. São substâncias facilmente absorvidas pelo organismo. O broto de alfafa é considerado também um alimento altamente energético, devido à grande quantidade de proteínas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página