Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Brasileira atacada na Suíça

Uma advogada brasileira de 26 anos foi espancada e teve boa parte do corpo retalhado por estilete na Suíça por três homens brancos e carecas que pareciam skinheads, na noite de segunda-feira (9). Grávida de três meses de gêmeas, Paula Oliveira sofreu aborto na mesma noite, quando foi socorrida e internada em hospital universitário de Zurique. Ela continua em repouso, mas já não corre mais risco de morte.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Carlos José dos Santos (407) 14/02/2009 04h13
Carlos José dos Santos (407) 14/02/2009 04h13
Legista diz que brasileira se mutilou e que caso consta na literatura médica.
Com certeza esse legista deve ser careca e provavelmente tem uma suastica tatuada no corpo.
Na certa deve pertencer a essa turma de idiotas.
Para mim, essa é uma cidade maldita, assim como todos esses assassinos bárbaros.
38 opiniões
avalie fechar
ana whitaker (2) 14/02/2009 04h09
ana whitaker (2) 14/02/2009 04h09
Concordo com o advogado abaixo. Se olharmos na barriga dela quase não há cortes totalmente horizontais, apenas os do "S" da sigla SVP e, por coincidência, se reparamos bem, o "s" foi feito de cabeça para baixo. Realmente parece-me que ela própria se mutilou e se confundiu na hora de fazer o "S" de ponta cabeça (o que é fácil de acontecer com essa letra). 10 opiniões
avalie fechar
Zikaa Moreno (2) 14/02/2009 01h18
Zikaa Moreno (2) 14/02/2009 01h18
Devid aos comentários, só queria dizer que não estou isolada, desde que cheguei estudo inglês, estou estudando muito pra conseguir o meu certificado antes de ir embora. Me ofereci como voluntária na escola do meu filho e não tenho canal de televisão do Brasil, procuro de todas as maneiras aproveitar o máximo o tempo que estou aqui pra aprender. O que acontece é que em cada lugar que vamos as pessoas agem de maneiras diferentes,e aqui as pessoas são muito fechadas, os próprios americanos que vem de outros estados pra cá sentem dificuldade de fazer amigos. Não acho que aqui seja ruim pra viver, mas tbm não é legal vc estar em um lugar onde se sente um intruso, e onde vc chega as pessoas saem de perto quando percebem que vc é estrangeiro. Já tentei fazer amizade sim, mas quando percebem meu sotaque nem continuam a conversa, então por favor não julguem quem vcs não conhecem. Como no caso da brasileira, se ela está inventando ou não, não cabe a nós que estamos tão longe julgar, o problema é que isso só piora a nossa imagem no exterior, e mesmo quem respeita as regras e vive decentemente fica com a imagem comprometida diante dos estrangeiros. 6 opiniões
avalie fechar
Maria Edson (15) 14/02/2009 00h48
Maria Edson (15) 14/02/2009 00h48
MOREI E ESTUDEI 20 ANOS FORA DO BRASIL EM DIVERSOS PAISES.E EXTERIOR É MUITO VASTO. A VERDADE É QUE BRASILEIROS QUEBRAVAM OS TELEFONES FRANCESES SEM CONTAR O RESTANTE. NEM TODOS OS BRASILEIROS, CLARO. MAS LÁ TAMBÉM É PATRIMONIO PUBLICO. E ESTAVAM COMO REFUGIADOS POLITICOS...- O BRASIL NÃO É O CENTRO DO MUNDO E REALMENTE NÃO TEM IMPORTANCIA NENHUMA NO CENARIO MUNDIAL.SÓ A REDE GLOBO QUE PENSA ISSO. E ESQUECERAM DOS TROTES DOS CALOUROS...RAPIDINHO.E QUANTO ESTRANGEIROS DEIXAM A VIDA PARA VER AS MARAVILHAS DO PAIS GIGANTE PELA PROPRIA NATUREZA...
PODE SER QUE TENHAM SIDO OS MALDITOS SKIN HEADS QUE TAMBÉM ATACAM EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL. PODE SER ELA MESMO. ENQUANTO FICA ISSO OU AQUILO É SÓ IR A OUTRO PAÍS E FAZER EXAMES EM VEZ DE FICAREM ATACANDO A SUIÇA... PROVAS! CIENCIA...OU NÃO É NADA.
E TAMBÉM NÃO É POR SER BRASILEIRO(A).ISSO é BAIXA ESTIMA.- "SHIT HAPPENS"- EM QUALQUER LUGAR COMO CASOS ISOLADOS COMO OS SKIN HEADS EM SAO PAULO POR EXEMPLO.
SE REALMENTE FOI ELA....SHIT HAPPENS PARA A SUIÇA!
20 opiniões
avalie fechar
sobre o caso ocorrido com a advogada paula,nao concordo com comentarios, que brasileiros sao tratados como animais no exterior.o brasil e grande e lindo ,mais querem ir de qualquer jeito ,e quase sem dinheiro para a europa e america,comecem a ver nosso brasil com outros olhos o turismo daqui e melhor,e e nosso e sao bem recebidos . 13 opiniões
avalie fechar
ana carolina pinheiro (2) 14/02/2009 00h39
ana carolina pinheiro (2) 14/02/2009 00h39
Olha pessoal quando eu soube da notícia eu fiquei muito assustada porque tenho amigos europeus e não sou branca sou mulata e brasileiríssima.Deles jamais sofrí preconceito mas tem europeu racista assim como é hipocrisia atribuir racismo somente a europeus porque o brasil esta cheio de racismo debaixo e em cima dos panos.Uma brasileria legamente na suíça,com emprego,graduada,prestes a se casar...e cometer uma loucura de inventar uma história dessas?! com que objetivo...?!eu acho mais facil entretanto a suíça esta desviando a culpa pra brasileira do que querer provar pro mundo que já sabe deste ocorrido que lá acontece coisas dessa natureza.Ou alguém acha que eles vão querer ter uma péssima imagem só pra inocentar uma estrangeira que mora lá ocupando empreo de algum desempregadao suíço?!Por favor gente...é briga de cão pequeno com cachorro grande!E a imprensa brasileira só deu corda pro assunto porque ela é advoaga e filha de papai pelo jeito,queria ver se fosse uma pobre que morasse lá,se estaria este empenho do presidente todo pra saber a verdade.Espero que pro bem desta moça ela esteje do lado da verdade tb porque acho que daria até cadeia se isso fosse mentira.Deus queira que tudo ocorra bem pro lado dela,porque e não vou defender suíça e nem povo suíço porque eu nasci foi aqui e nunca um suíço defenderá brasileiro.pra terminar eu prefiro a alemanha... 18 opiniões
avalie fechar
ana paula (2) 14/02/2009 00h15
ana paula (2) 14/02/2009 00h15
acho um absurdo expor uma pessoa dessa forma, sendo ela culpada ou não. A realidade de um brasileiro fora de seu país é aviltante e desumana. Passei um ano em um determinado país da áfrica cujo nome prefiro nao revelar e fomos tratados como cães.
Era uma discriminação terrível com nós, brasileiros, como se fôssemos realmente marginais, bandidos.
Qualquer país civiizado dever i
13 opiniões
avalie fechar
jordao correa neto (2) 14/02/2009 00h07
jordao correa neto (2) 14/02/2009 00h07
Autoridades Brasileiras
por favor, não deixem desclassificar e denegrir a nossa menina advogada de Pernambuco, esta jovem não merece todo este desconfornto, nem ela e nem o esposo. Envien diplomatas para acompanhar de perto toda a situação para dar suporte a nossa compatriotas, todos nos pagamos imposto e exigimos isto. Pagamos transporte aéreo para bandidos e por que não para os nossos diplomatas para resolver esta problemática bomba, pois os nossos funcionários desta área são muito qualificados para tal serviço. Não deixemos a suiça subverter a histórioa e tornar a caça em caçador. PROS QUINTOS O CHOCOLATE SUISSO, EU DE AGORA EM DIANTE SOMENTE COMEREI CHOCOLATES iNDIANOS.
jordao correa neto
23 opiniões
avalie fechar
jordao correa neto (2) 13/02/2009 23h56
jordao correa neto (2) 13/02/2009 23h56
Brasileiros no exterior sempre são maltratados e estrangeiros no Brasil sempre bem tratados, sempre a velha medida de dois pesos. Nos temos a antiga e infeliz postura de adorar tudo que é de fora do Brasil e termos vergonha do que é brasileiro, até de se-lo cantar o hino nacional etc Sempre queremos ter um ancestral europeu, mesmo que não seja digno de nota, humilde mas europeu. Ser brasileiro e ter orgulho disto vai levar milhares de anos, sei que nossa hist´rioa não colabora, e que nossos irmãos Portugueses tiveram uma cota de culpa em nossa história permetindo aos ingleses que participaassem das decisões primordiais daqui em bemfeitorias para a colonia da ilha; e isso repercute enormemente pois qualquer pessoa que vem de fora do pais( exceto os nossos hermanos andinos e paraguaios que sofrem do mesmo karma) acham que são melhores do que o que eles chamam de "natives" "native community"" nativos ???? eu que estudei uma vida inteira "natives"enquanto isto vamos ter que aguentar Italianos querendo ditar regras ao nosso Supremo Tribunal , franceses dizendo que este não é um pais sério, mas podem vir ao Brasil e levar a nossa lagosta, patentear a nossa rapadura(alemaes )açai Não está na hora de termos orgulho do que somos e nos fazer respeitar junto a toda comunidade mundial . Essa moça, nossa advogada merecia uma passeata enorme em sua defeza para mostrar mais respeito a ela e a todos nos, pois sempre tentam nos desclassificar, desrespeitar como o que está acontecendo . sem opinião
avalie fechar
Edivaldo Ribeiro (10) 13/02/2009 23h44
Edivaldo Ribeiro (10) 13/02/2009 23h44
Realmente, nao precisa ser mto esperto p ver q isso foi feito pela própria! As letras tem pelo menos uns 3 angulos que sempre se repetem.(alem de ser em lugares de facil acesso) E dizer que estava gravida sem estar é mto abuso! Qualquer um perde credito em falar 10 verdades e 1 mentira. E ela , no meu conceito, perdeu! Investigando o padrao de vida dela aqui no brasil e no exterior, iremos descobrir o pq ela fez isso. sem opinião
avalie fechar
Papai Sabetudo (28) 13/02/2009 23h10
Papai Sabetudo (28) 13/02/2009 23h10
Alguém disse aí que os brasileiros tem complexo de "viralata". Não se trata de complexo. É viralata mesmo! Os que vão, são viralatas. Diferentemente dos que aqui ficam, que são valorosos e estão lutando pela melhora do seu próprio país. Veja se os americanos saem do seu país para estudar em outro? Até turismo eles fazem é no seu próprio país ou, quando muito, na Inglaterra! Veja se vem algum americano fazer turismo no Brasil! sem opinião
avalie fechar
jose santos (16) 13/02/2009 22h58
jose santos (16) 13/02/2009 22h58
ISSO PARA ESSES TROXAS DESSES SKINHEAD BRASILEIROS VEREM .. ELES DEFENDEM A RAÇA BRANCA AQUI SENDO QUE ESSA MESMA RAÇA BRANCA ESTA LEVANDO CASSETE LA NA EUROPA QUE É O BERÇO DA FILOSOFIA QUE OS SKINHEAD BRASILEIRO DEFENDEM .. GENTE DA PRA ENTENDER ISSO .. ESSES SKINHEAD BRASILEIRO SE QUERM COMBATER ALGO . VÃO ATRAS DESSES POLITICOS QUE AFOLAM NOSSO PAIS NÃO EM CONITADOS QUE NEM TEM ONDE CAIREM MORTOS . CAREM IDELOGIA MELHOR .. CAÇA POLITICOS CORRUPTOS.. HE HE HE sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1710) 13/02/2009 22h42
João Carlos Gagliardi (1710) 13/02/2009 22h42
A verdade aqui, por trás dos fatos, é uma só. Supondo que essa moça tenha ou não mentido, mas se ela fosse americana ou inglesa, por exemplo, garanto que as coisas seriam muito diferentes.
A produção de chocolates deles (os melhores do mundo) teria azedado...
E as maquinas de tempo que fabricam há séculos, teria atrasado...
E, principalmente um chefe de polícia não teria dado nenhuma declaração tão rapida, conclusiva e difamatória como fizeram neste caso.
Fiquem espertos:
É braslieiro?
Está no exterior?
Foi assaltado?
Cuidado!!!
Vão acabar dizendo que ou você está mentindo ou que é a culpa é sua mesmo.
Só falta dizerem, quem mandou ser brasileiro???
41 opiniões
avalie fechar
Newton Barbosa (1) 13/02/2009 22h22
Newton Barbosa (1) 13/02/2009 22h22
Como Advogado, atuante na área criminal com vários cursos de Direito Forense, Respectivamente Medicina Forense, em duas Universidades, Cubana e Americana. Creio que as lesões apresentadas, possivelmente podem ter sido causadas pela própria vítima. Observando os ângulos e os bordos das lesões cortantes, observa-se que a posição que foram feitos; todos os "agressores" deveriam atacar a vítima na mesma posição, o que de fato é muito dpificil ter acontecido, o mais correlato e verídico que uma "própria" pessoa tenha feito. Acredito que essa advogada sofra de distúrbios, e deve ser imediatamente aplicado a ela vários exames. Comprovando a tese de auto flagelo bem como o nível de distúrbios se assim evidenciar. Não devemos ser hipocritas o bastante para sair acreditanto que todos os brasileiros residentes no exterior são vítimas, assim como vários extranjeiros são mortos e sofrem com a "nossa" violência caseira!!! 42 opiniões
avalie fechar
manoel alves pereira (66) 13/02/2009 22h19
manoel alves pereira (66) 13/02/2009 22h19
Este lamentável epsodio da Paula será mais entre tantos outros envolvendo Brasileiros que lá fora são tratados como animais e que as nossas autoridades não fazem absolutamente nada.
Lembram-se daquela rapaz morto pela policia inglesa ? cadê as providências que o Itamaraty disse que iria tomar ? hoje não se tocam mais no assunto. E as agressões que os Brasileiros sentiram nos aeroportos da Esoanha ? o que o Governo Brasileiro para defender os nossos patriotas ? nada, absolutamente nada. Chega de mentiras e hipocrisia, nós os brasileiros estamos a Deus dará e sem uma autoridade para nos defender. Lembram-se do acidente da Gol onde mais de 150 morreram pela inperícia dos pilotos americanos que chocaram com o avião da Gol ? alguma coisa foi feita ?
Quem souber de alguma providência em defesa dos brasileiros que o nosso governo tenha feito nesses epsódios por favor me diga...
16 opiniões
avalie fechar
Elaine Pepe (60) 13/02/2009 22h15
Elaine Pepe (60) 13/02/2009 22h15
Acho que temos de esperar a apuração dos fatos antes de falarmos em xenofobia, falsa gravidez, doença mental.
Desmentir a política suíça sobre a falsa gravidez é simples: é só aparecer com os exames.
Não devemos julgar sem provas.
E se for provado que ela não estava grávida e que esteja com problemas psicológicos, isso é motivo para nos compadecermos dela. Ela está precisando de um tratamento.
Aguardemos, pois.
10 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (129) 13/02/2009 21h56
Tito Oliv (129) 13/02/2009 21h56
Também foi dito pelos mesmos de sempre, que aspiram o poder pelo poder de perseguir aposentados e proteger os Dantas da vida, que Lula teria sido o culpado pelo acidente aéreo de setembro de 2004. O resultado disso foi que os verdadeiros culpados, dois pilotos americanos irresponsáveis e com suspeita de terem bebido champagne, estão impunes e ainda insultam e denigrem o Brasil. São dos covardes de sempre. Desde em que se agrupavam como UDN ou, no extremo, dscursavam bravatas para depois fugir para o Chile deixando os verdadeiros brasileiros por aqui, enfrentando a polícia ditatorial. 6 opiniões
avalie fechar
Akira N (6) 13/02/2009 21h49
Akira N (6) 13/02/2009 21h49
Caro Sidney Souza.
Concordo plenamente com você. A grande discriminação parte, na maioria das vezes, das próprias pessoas. Se uma pessoa decide morar, por mais que seja temporária, em outro país, é fundamental estudar e conhecer a cultura local, e o mais importante estudar a língua. Muito de nós, os brasileiros, agem como de estivesse no Brasil fora do Brasil. Cada país tem a sua cultura e se estamos vivendo fora devemos agir e respeitar de acordo com a cultura e ética social local. E é uma grande oportunidade pessoal para adquirir e ampliar o conhecimento. Não há melhor maneira de ampliar cultura e língua do que morar fora do Brasil.
Quanto ao caso desta Paula, como pode mentir que estava grávida e dizer que abortou, após o ataque, num banheiro próximo. E se fosse um ataque real com certeza os criminosos fariam ferimentos muito mais profundos do que foi apresentado nas fotos. E se recebeu chutes e ponta pé, cadê os hematomas?? Só se for bandidos mais delicados....
25 opiniões
avalie fechar
Cristiano M Barbin (2) 13/02/2009 21h40
Cristiano M Barbin (2) 13/02/2009 21h40
EU ACREDITO SER UM GOLPE DA ADVOGADA. ELA MENTIU SOBRE A GRAVIDEZ, ENTÃO DÁ PARA AVALIAR SEU CARATER. iNFELIZMENTE GENTE ASSIM QUE DA FAMA AOS BRASILEIROS LÁ FORA 20 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (450) 13/02/2009 21h36
Tonia MSantos (450) 13/02/2009 21h36
Senhores, senhores;
Fazer conjecturas sem fatos fica muito dificil.
Vamos raciocinar sobre os fatos disponíveis.
Ela é advogada. Ela disse ser casada. Ela disse que estava gravida. Ela disse que foi atacada, pois falava no celular com a mãe no Brasil.
Uma pessoa culta como uma advogada, dificilmente se arriscaria a falar que estaria gravida, sem estar já que existem exames que comprovam isso. Se os exames realizados não confirmarem a sua gravidez, podemos supor que ela esteja com problemas mentais em relação a ter filho. Mas tem que haver um fato, o exame por alguma entidade idonea.
Nesta matéria o não citam o marido. Por quê?
Agora o que ela conseguiria ganhar simulando esse ataque? Como ela foi atacada em uma estação no momento do desembarque, será por pior que seja, não tem alguém que a socorre-se? Será que não havia cameras? Agora sera´que pessoas preconceituosas que normalmente fazem algo com a cara cheia ou no impulso, e e pela informação proferida foi no impulso. Será que são tão profissionais assim que escolheram um lugar sem ninguém, nem mesmo um guarda do serviço de transporte, ou que tivesse camera para filmar? Ora meus senhores estamos falando na Suiça, se fosse o suburbio do Rio ou de São paulo, poderiamos definir as coisas, mas 1º mundo. Se isso é 1º mundo, não precisamos mais nos humilhar dizendo que somos país em desenvolvimento, por que pelo fato somos já do 1º mundo. Só precisamos entrar no G-8, ou seria G-9
11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (268)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página