Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Chuvas no país

Os temporais que atingem o país causam alagamentos, deslizamentos de terra, provocam mortes e obrigam moradores a deixarem suas casas em diferentes cidades.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 01/02/2010 21h16
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 01/02/2010 21h16
São Bernardo do Campo transbordou o centro ficou alagado. Vamos agora culpar o Luis Marinho, ou mesmo o Lula que lá reside?
Claro que não, a população com o conivente poder publico impermeabilizaram a cidade, tampou-se as vazantes dos rios e corregos, isso associado a maior precipitação dos ultimos 60 anos é uma combinação explosiva. Não há quem resolva, infelizmente.
sem opinião
avalie fechar
Walter Melo de Oliveira (1) 01/02/2010 19h41
Walter Melo de Oliveira (1) 01/02/2010 19h41
Logo mais saber nadar e fazer aulas de natação serão requisitos fundamentais para sobreviver no dia a dia na cidade de São Paulo já que as autoridades não tomam nenhuma providências para minimizar o caos. sem opinião
avalie fechar
Alberto Kiess (3) 01/02/2010 19h29
Alberto Kiess (3) 01/02/2010 19h29
São Paulo está virando um caos, ou melhor, já virou.
Se as autoridades competentes não elaborarem um plano urgentemente e colocá-lo em prática, teremos sucessivos "travamentos" da maior metrópole da América Latina.
Se Amsterdã, conseguiu controlar suas águas, estando abaixo do´nível do mar, e dar vazão às águas pluviais, porque São Paulo, continua estagnada no tempo??
São Paulo deveria ter mais de 130 piscinões e no entando têm apenas 1/3 disto.
Acorda São Paulo! Eleitores, acordem! Cobrem mais daqueles que ganham nosso dinheiro de tributos facilmente e nada fazem.
sem opinião
avalie fechar
FABIO ZONZINI (251) 01/02/2010 14h32
FABIO ZONZINI (251) 01/02/2010 14h32
Tá certo Caputti, o povo é o maior culpado disso todos sabem em contra-partidae só podem culpar os governos, do mesmo jeito que só podem recorrer a eles. O certo mesmo, é dar em vez de bolsa aluguel ou r$ 5000,00 para a construção da sua nova casa no messssmo lugar, um dinheiro mesmo (já que vai gastar) e faz essa pessoa voltar de onde veio, voltar para sua cidade, ou seu estado, já que aqui é ruim, que as autoridades não fazem nada, volta pra onde veio, quem sabe lá as autoridades sejam melhores, quem sabe lá não tem alagamento, quem sabe lá eles deixam construir casas ou barracos na beira de rios ou em barrancos.. Verifiquem se lá tem invasão como aki, que os governos antigos deixaram e hj colhem oque plantaram. E nós que fizemos e fazemos tudo certinho, pagando um apartamento em 20 ou 30 anos e iptu, multas, ipva, água, luz, tv, telefone, etc, ainda arcamos com mais essa despeza ...
Sempre sobra para que faz o certo, sempre...
6 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (251) 01/02/2010 14h21
FABIO ZONZINI (251) 01/02/2010 14h21
Valéria Gomes, voce diz que o governo não investe em campanhas de concientização, por isso o povo é deste jeito.
Concordo com voce, deveria mesmo, e já estamos vendo algumas já sendo veículadas pela tv, mas o caso não é este, como disse antes a educação vem de berço, é o povo que tem que saber disso desde cedo e não vir alguem a tv e dizer oque é certo e errado. Voce viu quantas pessoas moram beirando um rio ? Voce sabe que é probido construir alí, assim como é proibido contruir em encostas, morros, etc ? Mas o povo vem de todo canto e constroi, mesmo sabendo que um dia a casa cai, mas constroi, e o governo em vez de derrubar qd se constroi o primeiro barraco, nada faz, pelo contrário, vai lá e dá água, luz , tv a cabo e ainda por cima tem que socorrer essas pessoas que não pagam nada, não são daqui e ainda exigem alguma coisa, exigem que o governo pague pelo que errou..
Quem é o culpado aí Valéria ?
É São Pedro minha filha, ele mé o culpado, porque mesmos os culpados de verdade, nada irá acontecer.. pelo contrário.. este m~es já tem sol..
Mês que vem os barracos estarão lá do mesmo jeito que estavam..
E ninguem pode fazer nada...Infelizmente
3 opiniões
avalie fechar
Flávio Gerade (8) 01/02/2010 13h57
Flávio Gerade (8) 01/02/2010 13h57
Com tanta água caindo do céu na região Sudeste e Sul, o Nordeste ainda está na seca. Não poderiam direcionar esta água para lá? Será que o montante colocado na meia, desviado, doado ou subfaturado em obras, dentre outras "sacanagens" com o nosso dinheiro, desde o início da política não seriam suficientes? Deixo aqui a dúvida! 5 opiniões
avalie fechar
E nosso Presidente Lula, doa 35 milhões de dólares ao Haiti. E nosso governo, manda mais soldados do exército, bombeiros, para o Haiti. E o Brasil, como fica com suas tragédias? Primeiro a minha casa, depois a do meu vizinho, senhor presidente. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Jornalista, Investipol, Radialista, City Ipanema, Altos do Jaraguá, São Paulo, Brasil. 5 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (433) 31/01/2010 01h04
Claudio Rocha (433) 31/01/2010 01h04
CONTRA FATOS EXISTEM POUCAS ARGUMENTAÇÕES:
DIARIO OFICIAL PAULISTA DE 16.09.2003 - Manchete: Obras da calha do Tietê devem livrar milhões de pessoas das enchentes; O programa de combate ás enchentes inclui a construção de cinco grandes barragens, 18 piscinões para contenção das aguas e canalização dos principais afluentes do Rio Tiete.. ...
O "roboanel" essa tal calha do Tietê . Isso sem falar nas obras de "expansão" do Metrô ja vem elegendo membros desse grupo politico a muito tempo em São Paulo, resultados: rodoanel: nem esta pronto e contrariando o prometido ja tem pedágio, Calha Rio Tiete sem comentarios vide o ultimo caos causado pelas enchentes em 21/01/10; Metrô fora as propagandas esta um inferno, sem falar que essa linha Vila prudente a vila madalena se não me falha ja esta sendo construida a mais dez anos pelos tucanos....
16 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (214) 30/01/2010 12h38
Julião Villas (214) 30/01/2010 12h38
Quando a represa atinge 99,9% da capacidade é que os responsáveis se reuniem para avaliar o que fazer ??? Muito inteligente. 4 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 30/01/2010 11h35
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 30/01/2010 11h35
É muito equivocada a posição de pessoas que fazem uso politico de eventos naturais causadores de danos a população.
Denota falta de senso comum e civilidade.
Nem o mais rico e moderno país do mundo tem a capacidade de lidar com catástrofes naturais de forma suave e tranquila. é só verificar a demora e a inercia dos USA por ocasião do catrina e sua devastação.
7 opiniões
avalie fechar
Polycarpo Quaresma (68) 30/01/2010 01h06
Polycarpo Quaresma (68) 30/01/2010 01h06
Não há cidade que resista a 38 dias seguidos de chuvar fortíssimas. 2 opiniões
avalie fechar
flavio petry (21) 30/01/2010 00h53
flavio petry (21) 30/01/2010 00h53
Estão reclamando de chuva, enchente e os cambaus? Há muito tempo os rios Tiete e Pinheiros não são limpos(acho que há mais de 3 anos que não vejo dragas por ali)...Piscinões,então...Pois é, enquanto isso não acontecia, os panacas jogaram uma bela cortina de fumaça na incompetência, com toda a campanha, propaganda e aprovação da lei anti-fumo. E a galera ululando, como dizia Nero! Só falta agora culparem José de Anchieta e Manoel da Nobrega por não terem escolhido outro morro para fundarem São Paulo. Bom proveito em gastarem tanto em mobilização anti-fumo, vocês merecem!!!Ulula, galera!!! 3 opiniões
avalie fechar
Edson Silva (11) 29/01/2010 19h59
Edson Silva (11) 29/01/2010 19h59
Para estar reclamando desse geito, esse João Escobar deve ser Petista, porque se o governador de São Paulo fosse o Lula ou qualquer um outro do PT, ele diria que o governo não sabe de nada, não viu nada e não tem culpa de nada. 3 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (553) 29/01/2010 18h38
Francisco Oliveira (553) 29/01/2010 18h38
Curioso ler que as culpas todas são dos atuais governantes da capital e do estado de SP., tem gente que fica até irada porque as autoridades culpam a população por jogar lixo e isto claro piora a situação. Mas é fato, as pessoas não tem URBANIDADE, jogam e deixam lixo fora de hora nas calçadas, mesmo que não seja em tempo de chuva o lixo fica lá exposto, as pessoas DEVEM cumprir com seu dever para ter AUTORIDADE MORAL de cobrar das autoridades, quem faz coisa errada, não tem razão. Também deveríamos culpar o prefeito petista Luiz Marinho de S. Bernardo do Campo, onde mora o Presidente Lula que ontem ficou debaixo da água, e o Kassab não não nada cou isso, assim como o prefeito petista de Guarulhos cidade que viva imunda e inundada, e sobretudo Osasco que outro lixão petista.
São Paulo durtante os últimos 12 anos não teve nenhum prefeito do PSDB ou do DEM, quem DESgovernou esta cidade foi o Maluf depois elegeu o Pitta e depois veio a Marta, todfos estes prefeitos foram os piores que já tivemos, construiram avenidas, minhocões, túneis tudo para o carro e transporte individual, agora resolver isto vai demorar, obras em tempo de chuva não dá prá fazer e se fizerem mais obras vão dizer que é eleitoreiro. Nunca nossas cidades tiveram planejamento, mesmo BH que nasceu planejada é o caos como Sampa. Temos sim que observar o que nós cidadãos fazemos se não vai prejudicar o próximo, somos muito desorganizados e PORCOS por jogar lixo nas ruas.
sem opinião
avalie fechar
JOSE MOTTA (110) 29/01/2010 18h19
JOSE MOTTA (110) 29/01/2010 18h19
SENHOR FABIO , PORQUE SÓ VOTA NO SERRA? E NO LULA E DILMA NÃO VALE? O GOVERNO FEDERAL É MELHOR QUE O DE SÃO PAULO? E O OS OUTOS ESTADOS? E OS MUNICIPIOS? SR FABIOP A BANDALHERIA É TOTAL,NÃO SOU SERRA,MAS PENSO QUE UM DOS POUCOS GOVERNOS QUE SALVAM (CONTANDO FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS), É DE ALGUNS MUNICIPIOS TAMBÉM PAULISTAS, E O ESTADUAL PAULISATA. 1 opinião
avalie fechar
Buko Pereira (2) 29/01/2010 18h07
Buko Pereira (2) 29/01/2010 18h07
E nós paulistanos continuamos nos lascando com a ineficiência do poder público em resolver o problema dos alagamentos... Depois nosso governador aparece na TV dizendo que prefere prevenir a remediar... Mas quando será que vão começar a prevenir?! Talvez quando os alagamentos tomarem uma proporção tão gigantesca que até as mansões destes políticos fiquem cheias d'água, igual aquelas do Jardm Pantanal... 2 opiniões
avalie fechar
Pedro Feliú Ribeiro (1) 29/01/2010 18h02
Pedro Feliú Ribeiro (1) 29/01/2010 18h02
São Paulo está em uma zona tropical. Chuvas abundantes em determinadas épocas do ano não são novidade. A cidade carece de um projeto de política pública amplo e duradouro. Construção de parques para aumentar a área de absorção, regulamentação da construção civil a fim de aumentar a área permeável, educação da população em relação ao tratamento do lixo, ampliação dos centros de coleta seletiva do lixo, punição aos moradores que sujam as bocas de lobo e córregos, desapropriação de imóveis irregulares em zonas de risco, além de algumas medidas paliativas (pscinão, por ex.). O problema reside no elevado custo eleitoral e baixo retorno a curto prazo (mandatos de 4 anos) destas medidas. Como em outros temas, São Paulo não possui um projeto de urbanismo consistente e lógico. Nascemos no caos e nos afogaremos nele. 2 opiniões
avalie fechar
Vilma Oliveira (2) 29/01/2010 17h58
Vilma Oliveira (2) 29/01/2010 17h58
Porque não mostram meus comentários?
è ofensa dizer que o povo não tem higiene nem cultura? é ofensivo falar dos comerciantes do Bom retiro que jogam toneladas de3 lixo nas calçadas?
Se for ofensivo eu lamento e digo OFENSIVO É A HIPOCRISIA DO POVO EM NÃO DIZER OS FATOS
1 opinião
avalie fechar
Vilma Oliveira (2) 29/01/2010 17h54
Vilma Oliveira (2) 29/01/2010 17h54
Não adianta culpar o governo somente.
O Povo não tem consciência do estrago!!só querem construir, jogar lixo nas ruas, nos bueiros, nos rios, nas várzeas e o pior os comerciantes são ainda mais sem noção.
Quer um exemplo? Vocês devem ir ao Bom retiro segunda de manhã....é um FEEEEDOOORRRR, os comerciantes não tem o mínimo de preocupação em acondicionar direito os lixos e jogam sem critérios nas calçadas e ainda veem os carroceiros que catam os plásticos e deixam o restante mais eu não estou falando de uma "sacolinha" não são toneladas é um horror.
Falta cultura, higiene, responsabilidade, respeito as pessas e ao meio ambiente precisava haver um meio de multar o prédio que tivesse a lixeira em frente com lixos antes demais ou depois da coleta uma multa ao proprietário sem direito a lero lero.
Aí sim o povinho só entende a lei "do bolso" lamentável e não me venha que hipocrisia que isto não existe pois existe e São Paulo está FETIDO SUPER FÉTIDO. Que pena!!!uma cidade tão boa pra se viver e trabalhar. que pena!!!!
2 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (433) 29/01/2010 17h29
Claudio Rocha (433) 29/01/2010 17h29
Na idade média ja se construia Barragem pelo conhecimento que os rios se não contidos em certas epocas do ano inundam as cidades. Essa de culpar escesso de chuvas, efeito estufa ou a população é algo que nos paulistas merecemos ouvir. Com aceitação deste fatalismo, nos finais de ano, a partir de agora, saimos da cidade e deixamos a agua tomar conta, pois o efeito estufa é algo que veio pra ficar. SP uma cidade que esta feia e uma cidade triste. 14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (45)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página